Semana da Mulher Livre e Autoconfiante ❤️👇

Semana da Mulher Livre e Autoconfiante ❤️👇
Clique na imagem e venha participar é grátis👆

Novo Estudo Sugere Que Meditação é Realmente Capaz de Alterar as Células do Corpo.






































            




Por Vanderli Pantolfi

Publicado no jornal Cancer, o estudo liderado por Linda Carlson descobriu que a meditação foi capaz de alterar fisicamente as células de sobreviventes de câncer de mama. O projeto realizado no Tom Baker Cancer Center, no Canadá, notou que técnicas de redução de estresse e ioga deram sequência ao tratamento “tradicional” da doença.
Na pesquisa, os 88 participantes convidados tinham em média 55 anos. Eles eram sobreviventes de câncer de mama – com até dois de pós-tratamento – e continuavam sentindo problemas emocionais. Analisados por 12 semanas, essas pessoas foram divididas em grupos.

O primeiro teve que passar por encontros semanais de 90 minutos com professores de Hatha ioga. Além disso, os participantes também tinham que praticar durante 45 minutos diários em casa. Já a segunda equipe passou por discussões semanais sobre os seus sentimentos; recebendo inclusive um workshop sobre técnicas de redução de estresse. Enquanto isso, um terceiro grupo serviu de “controle”.

Depois que analisaram as amostras de sangues dos dois grupos, o estudo achou diferenças bem interessantes. “Nós já sabíamos que intervenções psicológicas como meditação eram capazes de ajudar as pessoas mentalmente. Mas, pela primeira vez, nós temos evidência de que esses fatores podem influenciar no aspecto biológico”, conta Carlson.

Com o fim do estudo, os pesquisadores notaram que os grupos que passaram pelos encontros tiveram seus telômeros preservados. O que isso significa? Os médicos explicaram que os telômeros são protetores das proteínas existentes nas células. Com o tempo, elas podem se desgastar e com isso trazer consequências ruins para a saúde das pessoas.

“Foi surpreendente saber que os telômeros dos participantes não foram modificados como os do nosso grupo de controle. Para quantificar todos os benefícios, ainda há muita pesquisa para ser feita. Mas essa não deixa de ser uma descoberta animadora que carrega notícias encorajadoras”, completa Carlson.
Porque cada vez mais os profissionais de saúde recomendam a meditação?
A meditação tem o poder de trazer inúmeros benefícios a saúde da mente, e, consequentemente do corpo. Como já diz o provérbio “Mente sã, corpo são”, o bem-estar do corpo é um reflexo da mente. Pensando nisso, trouxemos sete motivos para meditar e tornar a vida mais tranquila, longe do estresse do dia-a-dia.

1 – Deixa a mente mais aberta

Cada um tem uma forma de agir e resolver um determinado problema, e, às vezes, não conseguimos pensar em outras alternativas, ficando presos em velhos hábitos que podem não ajudar em nada. Meditar ajuda a ter uma mente mais aberta para encontrar soluções mais eficientes para lidar com os problemas.

2– Melhora sua capacidade de manter o foco

Meditar pode ajudar a desempenhar as tarefas com mais precisão e foco. Os detalhes são percebidos com mais facilidade retendo a atenção.
3 – Melhora a vida sexual
De acordo com estudo feito pela revista Psychosomatic Medicine, a meditação ajuda a afastar pensamentos que distraem e, assim, leva a pessoa a aproveitar o momento, o que pode tornar as experiências sexuais mais prazerosas.

4 – Alivia a dor

Estudos comprovam que uma sessão de 1h30 de meditação tem a capacidade de diminuir a sensação de dor pela metade. Isto acontece porque as pessoas que meditam regularmente conseguem focar o pensamento em outras coisas, reduzindo o impacto emocional e a dor.

5 – Aumenta a resistência mental

A meditação pode tornar uma pessoa mais resistente aos efeitos de situações traumáticas. Pelo menos duas horas semanais de meditação pode desenvolver um estado mental mais equilibrado, memória mais eficiente e maior capacidade de entrar em estado de alerta sem perder o controle das emoções.

6 – Fortalece o cérebro

Adeptos da meditação têm ligações mais fortes entre áreas do cérebro e apresentam menos efeitos de atrofia cerebral ligados ao envelhecimento. São capazes de processar informações com mais facilidade.

7 – Aumenta a empatia

Praticar meditação pode desenvolver uma área do cérebro que torna as pessoas mais afetivas em relação a se colocar no lugar do outro. Assim, as pessoas se tornam mais “humanas”, mais conscientes.

Abaixo vídeo de meditação:

Meditação de concentração .

Como praticante de meditação diária indico sempre a meditação livre ou guiada a meus pacientes de Hipnose, porque facilita o relaxamento, além de proporcionar mais equilíbrio, paz, alegria e felicidade. Existem vários vídeos de meditação guiada no youtube, mas gosto muito de indicar os de Louise Ray.
Portanto, medite e seja mais feliz!!
O que Você achou da matéria?

Vanderli Aparecida Pantolfi da Costa é Palestrante, Psicanalista
Saiba o que é: Terapia online
                                     
Gostou da Matéria?

DEIXE SEU COMENTÁRIO!
Sua opinião é muito importante pra mim.

👉  Para comentar clique em "comentários" (caso a caixa de comentários não estiver aberta).
*** SE INSCREVA NO BLOG ***
Adicione seu e-mail para receber novas publicações. 

Comentários