Semana da Mulher Livre e Autoconfiante ❤️👇

Semana da Mulher Livre e Autoconfiante ❤️👇
Clique na imagem e venha participar é grátis👆

TERAPIA REGRESSIVA, O QUE É?

Terapia Regressiva



A Regressão de Memória é uma técnica terapêutica transpessoal, baseada nas lembranças, que busca a reconciliação com a causa que dispara o gatilho do conflito. A ideia é ressignificar os “nós” existentes no inconsciente. Nele são arquivadas uma série de situações repetitivas, originadas em momentos passados de nossas vidas, muitas vezes levando-nos a repetir comportamentos de nossa infância, gestação, vivências de outras épocas etc.

 - A Regressão visa explorar e liberar bloqueios emocionais e complexos mentais, assim como muitas outras terapias. A diferença da Regressão, entretanto, está em sua maior capacidade para alcançar recordações arquivadas nos porões do inconsciente. Até mesmo nas primeiras sessões, é comum experimentar trailers que não estão relacionados com qualquer experiência de nossa vida, mas que são acompanhados por um sentimento profundo e uma certeza interna de que eles se referem à própria pessoa.

- Portanto, a Terapia Regressiva consiste em um processo de autorresolução de conflitos, no qual, o próprio cliente, pela vivência, recorda-se de situações traumáticas do passado, conscientiza-se das causas de seus conflitos atuais e reformula sua vida, criando outro modelo, pensando e agindo através de seu estado mental presente. Logo, iniciar uma Terapia é uma decisão pessoal do próprio Cliente em desejar fazer uma mudança em sua vida e não quando apenas seus familiares assim o desejam, pois as sessões e as mudanças acontecem com a participação plena do Cliente, que deve estar consciente em querer trabalhar sua transformação, baseando-se no “novo sobrepondo-se ao antigo”, em que só ele pode fazer. Nenhum Profissional é capaz de conduzir uma terapia satisfatória sem o consentimento e a participação do cliente em “querer mudar”.

- A Regressão não é uma panacéia ou um instrumento miraculoso, mágico, religioso, milagroso, que possa resolver todos os problemas de todos os pacientes. A técnica é utilizada somente para fins terapêuticos. Não é empregada para satisfazer curiosidades (como acontece com algumas pessoas que querem descobrir quem foram no passado, por exemplo). Assim como outras abordagens psicoterápicas, tem suas indicações, limitações e contra-indicações.É realizada em consultório, por profissionais com especialização nessa área, obedecendo a todas as normas de respeito ao cliente, à ética e ao sigilo profissional.
- É impossível o profissional determinar um numero de sessões, pois cada caso tem suas particularidades, dependendo do modus vivendis do Cliente. É importante que, ao iniciar o contexto terapêutico, este deve ser finalizado. Sem o devido fechamento, a interrupção pode, MAIS TARDE, agravar o problema que está sendo trabalhado, pois uma vez que esses conteúdos emocionais foram aflorados na Terapia, então é necessário que sejam expurgados, também, terapeuticamente. O Profissional deve ser avisado antecipadamente que há uma intenção de o Cliente parar a Terapia, para que ele possa fazer um fechamento provisório, evitando conflitos futuros.
- Na Terapia Regressiva, as pessoas mal informadas sobre o processo são as que mais têm dificuldades de regredir, em função da ansiedade e da expectativa. Ex.: quando entram em estado alterado de consciência e algumas imagens vêm à sua lembrança, elas rejeitam, porque esperam que aconteça tal qual suas expectativas sobre o que seja Regressão, tais como: “voltar ao passado e ficar preso nele”, “ver e vivenciar sensações como em um filme”, “perder a consciência e falar o que não deve” ou “dormir e, quando acordar, o Terapeuta já ter lhe curado dos males”. Tudo isso é folclore. Durante o estado alterado de consciência, os conteúdos ligados ao conflito, que estão arquivados no inconsciente, vêm ao palco da consciência, tornando-os conscientes. Vale lembrar que só são afloradas as lembranças que o Cliente está preparado para vivenciar e elaborar, ou seja, transformar as lembranças em conteúdo terapêutico.
- Geralmente, quase todas as pessoas podem regredir. Existem técnicas adequadas para cada caso, em que o Cliente acaba vencendo as resistências.
- Quando os pacientes vivenciam situações em que os registros nada têm a ver com a trajetória desta vida, os que acreditam, identificam como sendo de vidas passadas; outros, por não acreditarem, imaginam que estão fantasiando e sentem-se frustrados. Em qualquer caso, não é necessário a pessoa acreditar em vidas passadas, para ter sucesso na terapia; é necessário que ela esteja disposta a mudar e acreditar que a Terapia vai lhe ajudar nesse propósito.
NOTA: associar a Terapia Regressiva às Técnicas de Dessenbilização de Conflitos a torna mais rápida e eficaz.
Indicações:

A) Medo, pânico, angústia, ansiedade, fobias, neurose de conversão, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de humor, depressão, obesidade, vícios, insegurança, culpa etc.

B) Algunsdistúrbios psicossomáticos, como bronquite asmática, úlcera gástrica, alguns problemas dermatológicos, fibromialgia, alergias etc.
C) Dificuldade de relacionamentos, seja familiar, profissional, afetivo, social etc.
Contra-Indicações e dificuldades na terapia:

A) Gestantes: para que os traumas vivenciados pela gestante não causem danos psíquicos ao feto.

B) Psicoses e pré-psicoses: devido à dificuldade de concentração
C) Deficiências mentais e auditivas (surdez/mudez) etc.
D) Barriga muito cheia dificulta o relaxamento e a concentração
E) Álcool e drogas também dificultam uma boa cognição



NOTAS:
a) O que importa nas experiências de Regressão não é se elas são de vidas passadas, se são criações da mente, ou mesmo da vida atual; o que importa é a melhora que podem trazer ao cliente.
b) Na Regressão, ver as imagens não é tão importante quanto o sentimento, que é terapêutico. Portanto, as imagens servem de anzol para fisgar o conteúdo emocional associado às imagens.
c) O Cliente estará consciente o tempo todo, lembrando, recordando ou imaginando e relatando ao Profissional, para que este oriente o processo terapêutico na associação das imagens (cenas) com os sentimentos, associados à causa do conflito e, assim, poder trabalhar terapeuticamente para expurgá-los.
 FONTE: Idalino Almeida



POR QUE A TERAPIA DE REGRESSÃO? 
Foi produzido pela Associação Europeia de Terapia de Regressão.

Produtor Executivo: Athanasios Komianos
Música de Resat Guner e Kevin Mac Leod
Narração de Dave Graham
Escrito e dirigido por Ulf Parczyk, esopsych.de & upsignum.de

Os contribuintes para as legendas e responsáveis ​​pelas traduções para os seus idiomas são.
Para o inglês e grego Athanasios Komianos e Maria Eleni Elsayan.
Para o turco Yasemin Tokatli e Handan Dervis Yorukoglu.
Para o alemão Charlotte Muthesius e Ulf Parczyk.
Para a holandesa Karen Stemkens, Janine Booij, Willemijn Luyendijk e Assina Haan.
Para a Marina Eberth da Estônia.
Para o português Sueli Simoes.
Para a Checa Bernadetta Hodkova.
Para o russo Pavel Gyngazov e Rifa Hodgson.
Para Bandas de Yolanda Espanhola
Para a francesa Susan Coulbeaut
Para a italiana Saskia Bergink
Categoria
Educação
Licença
Licença de atribuição Creative Commons (reutilização permitida)





Comentários