🦋Quando você acha que seu ciúmes é culpa do meu parceiro - Você precisa ler isso

Hoje vamos falar sobre um tema muito importante: "Meu ciúme é culpa do meu parceiro / Se você está pensando dessa forma está cometendo um grande erro."

Muitas mulheres acreditam que seu ciúme é causado exclusivamente pelo comportamento do parceiro. Porém, essa visão pode ser muito limitada e prejudicial, pelo fato que numa relação há sempre a responsabilidade dos dois envolvidos.


Não estamos dizendo que o comportamento do parceiro não influencia suas emoções, mas sim que a responsabilidade pelo ciúme deve ser compartilhada entre vocês, entre o casal, mas deve ser trabalhada individualmente em seus desafios.

AFINAL, O ciúmes, é uma crença de que alguém está tirando algo que é “seu”, esse é um comportamento natural até mesmo no reino animal.

Entender que o ciúme não é apenas culpa do parceiro é uma oportunidade de crescimento pessoal e fortalecimento do seu relacionamento.

Eu por muito tempo na minha vida, já pensei assim, que meu marido não facilitava para evitar que eu sentisse ciúmes, na verdade às vezes até achava que ele gostava, porque ele não era muito de estar dizendo aonde ia, não detalhadamente como eu queria que fosse... e isso me irritava.

Até eu perceber que isso não dependia dele, mas sim de mim. E apesar de ter essa clareza naquela época, não tinha muito controle sobre o que sentia, como pode estar acontecendo com você agora.

Ao perceber isso, passei a buscar a solução que sempre esteve ali dentro de mim e eu não sabia.

O problema é que a mulher ciumenta não sabe disso e comete o erro comum de culpar totalmente o parceiro ao invés de olhar para dentro de si mesma e buscar a solução.

Autoconhecimento, esse é o único caminho para trabalhar as suas próprias inseguranças, suas emoções e fortalecer sua autoestima, se libertando das incertezas da relação.

Eu disse que os ciúmes existem até no reino animal, não disse?

Recentemente, li um estudo realizado sobre o comportamento dos cachorros, que indicou que até os cães ficam com ciúmes quando seus donos dão atenção aos outros. As semelhanças entre o ciúme humano e o animal podem nos ensinar a entender também nosso comportamento.

Os animais demonstram ciúme quando há uma ameaça direta a algo que é importante para eles em termos de afeto, recursos e tempo.

As principais diferenças entre as suas respostas ciumentas e as nossas são que eles só demonstram ciúme em relação à ameaça real, e não uma ameaça percebida ou imaginada.

Por exemplo, tenho meu neto pet o Duke, ele fica todo ciumento quando abraçamos minha filha que é sua dona mãe. O Duke tem ciúmes principalmente do marido dela, meu genro.

Ele late, porque quer a atenção exclusiva dela, mas ele não fica com ciúmes dela se não ver meu genro a abraçando por exemplo, pois não fica imaginando isso acontecendo e, portanto, não sofre, pelo menos é isso que achamos.

No caso dos humanos, temos a imaginação agindo nos nossos relacionamentos e sofremos às vezes justamente pela dificuldade da nossa mente em separá-la da realidade.

Portanto só ao imaginar que seu parceiro está te traindo, isso já causa emoções e sua mente têm dificuldade em diferenciar essas emoções das emoções causadas por eventos reais.

Você vai entender: Sabe quando você assistiu a um filme ou série que te impactou emocionalmente e que você até tem dificuldade para dormir, porque aquilo ficou ali reverberando na sua mente. Você racionalmente sabe que não há motivo real para ter medo, mas seus pensamentos criam emoções e efeitos muito reais em sua mente e corpo, atrapalhando seu sono, pois o corpo fica em alerta.

No caso dos ciúmes, se você já tem esse hábito de se sentir assim, então a situação só piora. Seu corpo e mente já estão habituados a isso, e se torna mais real ainda, devido aos eventos passados ​​(memórias) e cria uma resposta emocional maior.

É por isso que, se você foi traída ou magoada em relacionamentos anteriores, pode lhe causar mais ciúmes. E assim na maioria das vezes, ao contrário dos animais, o peso do seu ciúme recai sobre o parceiro. Você culpa injustamente seu parceiro porque parece que ele ou ela é a razão pela qual você está com ciúmes, então você tenta fazer seu parceiro mudar e aí começam os reais problemas, porque ninguém muda só porque você quer que a pessoa mude.  

Isso muitas vezes leva ao ressentimento e à negatividade porque seu parceiro não é o verdadeiro motivo do seu ciúme. A culpa é da sua imaginação e a pré- programação das experiências de vida, e é aí que você precisa concentrar sua atenção.

E vou te dizer mais ainda, pela experiência profissional que tenho de mais de 17 anos de atendimento ligado aos relacionamentos, a verdadeira raiz , a verdadeira origem dos seus ciúmes, nem é dos relacionamentos amorosos, mas sim dos relacionamentos com seus pais na fase da construção do seu caráter que vai da gestação a primeira infância, como sempre tenho dito aqui.

Assim a única maneira infalível de combater o ciúme é fortalecer sua autoconfiança, minimizando o que é uma ameaça, e programar sua mente para identificar a diferença entre uma ameaça real, percebida e imaginada ao seu relacionamento.

Tem alguém aqui se identificando com essa mensagem, que entendeu as fantasias que a mente pode causar e precisa de ajuda para uma transformação de emoções? Se quiser pode enviar uma pergunta aqui que eu respondo.

Como Faço isso Vanderli, como fortaleço a minha autoconfiança? Você deve estar se perguntando.

O Caminho é sempre o mesmo, para todos os sofrimentos humanos:

O Autoconhecimento

Se você precisa de ajuda para se livrar do ciúmes e conquistar um Relacionamento Saudável, clique aqui.

Como diferenciar entre ameaças reais, percebidas e imaginadas:

·        Use a razão: Sei que não é fácil, mas procure basear o ciúme nos fatos. Se atenha aos fatos.

·        Somente com provas: Diga a si mesma que o único momento em que você pode sentir ciúme é se tiver o direito de ficar com ciúme, e isso requer provas. Você só ficará com ciúmes diante de provas comprovadas. Fora isso diga a sua mente quem é que manda, e é você não ela.

·        Use de empatia: Coloque-se no lugar do seu parceiro, de o benefício da dúvida, como gostaria de ter se fosse o inverso.

·        Observe a sua insegurança: Veja as ações que te deixam insegura em relação ao seu parceiro, converse com ele sobre isso.

·        Comunique-se sem acusar. Primeiro faça perguntas ao parceiro, sem que seja um interrogatório, e tenha calma para ouvir as respostas. A curiosidade a levará aos fatos, já a raiva e o medo te levarão ao ciúme descontrolado.

·        Dê atenção a seus sentimentos. Pergunte a si mesma o que está causando seu ciúme ... Aguarde a resposta. Aí poderá estar a raiz dos ciúmes, que normalmente vem de medo, mágoa ou raiva, fique atenta à fonte de suas emoções, sejam elas baseadas em fatos, no seu passado ou na imaginação.

Siga também essas dicas dicas da Vanderli:

·        Fortaleça sua autoestima:

A autoestima e a percepção que voce tem de você mesma. Comece a observar como você “fala” consigo mesma, tanto o negativo quanto o positivo. Revise e comece a eliminar a conversa interna negativa, reformulando-a para positiva.

·        Construa confiança em si mesma

Passe a dizer diariamente a frente do espelho para você mesma frases de autoconfiança, construindo a crença em suas próprias habilidades. Exemplo:

·        Eu sou uma pessoa boa, merecedora de ter uma relação digna de amor e respeito.

·        Eu sou fiel e mereço viver um relacionamento equilibrado e tranquilo.

·        Eu sou uma pessoa de confiança e mereço estar num relacionamento de respeito e fidelidade.

Entendeu que o ciúme sempre existiu e sempre vai existir, até nos animais, só que no caso deles, eles têm a ideia certa em termos de ciúme. Um ataque direto aos seus recursos deve ser defendido, mas um ataque percebido ou imaginário deve ser ignorado ou examinado quanto a origem da sua causa.

Então, minha querida, seu parceiro não têm culpa do seu ciúme, do que a sua imaginação produz por conta de suas suposições ou de como você percebe uma situação que é muito mais ligada a suas próprias carências do que realmente de fatos comprovados.

Tudo se resume a você, sua autoconfiança e sua capacidade de perceber a diferença entre a realidade e sua percepção da realidade. O ciúme é uma emoção criada por pensamentos, e é importante lembrar que, em última análise, você tem controle sobre seus pensamentos; pode exigir apenas um pouco de trabalho e reprogramação.

Mas entendo que não é fácil conseguir isso sozinha, por isso peço que continue comigo, que juntas vamos te guiar a solução definitiva disso.

Estamos preparando algo muito bom para você se libertar definitivamente desse sentimento aprisionante.

·        Falamos aqui da importância de assumir a responsabilidade pelo próprio ciúme;

·        Dos benefícios de trabalhar as próprias emoções

·        Dei algumas dicas práticas para você começar.

Deixe aqui nos comentários sua experiência com ciúme e dúvidas que responderei a todas.

Aproveite e compartilhe com mais mulheres que precisam saber disso.

E se você quiser receber um material que eu desenvolvi sobre ciúmes, acesse esse post do instagram - clica aqui e digita "EU QUERO O E-BOOK" nos comentários, que irei te enviar.

Agora se você precisa se livrar dos ciúmes e conquistar um Relacionamento Saudável em 30 dias, inscreva-se aqui para 3 aulas gratuitas.

Comentários