Semana da Mulher Livre e Autoconfiante ❤️👇

Semana da Mulher Livre e Autoconfiante ❤️👇
Clique na imagem e venha participar é grátis👆

Benefícios Da Meditação - Já Há Escolas No Brasil E EUA

Você está procurando calma, paz na mente, alegria, saúde vibrante, mais energia, relacionamentos positivos e satisfação na vida? Deseja estar livre do estresse e da preocupação?

Você pode aproveitar todos esses benefícios e muito mais com meditação. A meditação oferece inúmeras vantagens para seu corpo, mente e espírito. O descanso que você ganha na meditação é ainda mais profundo que o sono. E quanto mais profundo é seu descanso, mais dinâmica é sua atividade.

Elimine o estresse com Meditação
A meditação tem dois benefícios importantes:

  • Previne o estresse futuro;
  • Libera o estresse acumulado em seu sistema.

Ambos acontecem simultaneamente, deixando-o renovado e com mais alegria.

Benefícios físicos
Com a meditação, nossa fisiologia muda e cada célula do corpo é preenchida com mais prana (energia). Quando o nível de energia no corpo aumenta, sentimos mais alegria, paz e entusiasmo.

No nível físico, a meditação:

  • Abaixa a pressão sanguínea;
  • Abaixa os níveis do lactato sanguíneo, reduzindo a ansiedade;
  • Diminui qualquer tensão relacionada com a dor, como dores de cabeça, úlcera, insônia, dores musculares e problemas nas articulações;
  • Aumenta a produção de serotonina, melhorando o humor e o comportamento;
  • Melhora o sistema imunológico.
  • Benefícios Mentais

A meditação traz o padrão de ondas cerebrais ao estado Alfa, o que promove cura. A mente se torna mais delicada e renovada. Com a prática regular de meditação, conseguimos:

  • Diminuir a ansiedade;
  • Aumentar a estabilidade emocional;
  • Aumentar a criatividade;
  • Aumentar a alegria;
  • Desenvolver a intuição;
  • Ganhar mais clareza e paz na mente;
  • Os problemas se tornam pequenos;
  • Aguça a mente através do ganho de foco e a expande através do relaxamento.
  • Uma mente aguçada sem expansão causa tensão, raiva e frustração. Uma consciência expandida sem dinamismo pode levar a falta de ação/progresso. O equilíbrio entre a mente aguçada e a consciência expandida traz perfeição. A meditação o torna consciente e sua atitude interior determina sua felicidade.


Outros Benefícios
  
Estabilidade emocional e harmonia: limpa, nutre e acalma de dentro para fora, evitando a sensação de estar muito sensível, instável ou emocionalmente fechado.

Meditação traz harmonia para o ambiente: ao meditar, você está num espaço de vastidão, calma e alegria. E isto você emana para o ambiente, trazendo mais harmonia para o planeta.


Desenvolvimento da Consciência: com a meditação diária, sua consciência se desenvolve. E com o tempo pode experimentar o mais alto e refinado estado.

Quando sua consciência se desenvolve e expande, as perturbações da vida tornam-se insignificantes. Raiva e desapontamentos tornam-se emoções rápidas que ocorrem momentaneamente e somem. Você começa a viver no “momento presente” e abandona o passado.

Transformações pessoais: a meditação pode trazer uma verdadeira transformação pessoal. Assim que você aprender mais sobre si mesmo, você naturalmente vai querer descobrir mais sobre o mistério da vida, do universo, etc. Então as perguntas que surgirem na mente serão – Qual o sentido da vida? Qual o propósito? O que é este mundo, o que é amor, o que é conhecimento?

Quando estas questões surgirem, saiba que você é muito afortunado. Estas questões precisam ser entendidas e você não pode encontrar as respostas em livros. Assim que vivenciar essas respostas, você testemunhará a transformação da vida para um nível mais rico!

Consciência cósmica desperta em você
Com a assimilação da meditação diariamente na vida, o quinto estado da consciência, chamado consciência cósmica, desperta. Consciência cósmica é perceber que todo o cosmos é parte de você mesmo.

Ao perceber que o mundo é parte de você, o amor flui livremente. Este amor lhe faz forte para suportar as forças opostas e os distúrbios em sua vida.

A junção do conhecimento, do entendimento e da prática torna a vida completa. Ao atingir maiores estados de consciência, você se torna mais auto confiante e forte e, ao mesmo tempo, suave e delicado, sendo capaz de acomodar diferentes valores da vida de forma incondicional.

Como obter os benefícios
Para experimentar os benefícios da meditação, é necessária a prática regular. Apenas alguns minutos todos os dias são suficientes. Uma vez integrada na rotina diária, a meditação se torna a melhor parte do seu dia!

Meditação é como uma semente. Quando você a cultiva com amor, ela desperta. Da mesma forma, a árvore da consciência que está dentro de você e precisa ser nutrida com técnicas de meditação. Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas nunca crescem! Elas simplesmente existem.

Pessoas de todos os contextos sociais estão gratas por poder parar e aproveitar o frescor de poucos minutos de meditação. Mergulham fundo dentro si mesmas e enriquecem suas vidas.

Fonte: Arte de viver
Escola americana substitui detenção de alunos por prática de meditação
Do UOL


Se um aluno comporta-se mal em uma escola americana, geralmente, é encaminhado à detenção, o que significa ficar em uma sala isolada sem poder conversar com outras crianças. Quando a infração é grave, a punição pode envolver ficar na escola até mais tarde, perder o recreio e até ter de frequentar o colégio nos fins de semana.
Mas a escola de ensino fundamental Robert W. Coleman, em Baltimore, decidiu agir de um jeito diferente. Aos estudantes bagunceiros e agitados é oferecida a prática de meditação em uma sala especial chamada “Mindful Moment Room” (momento de atenção plena, em tradução livre do inglês). As informações são do site "Up Worthy".





Reprodução/YouTube
Alunos meditam em silêncioimagem: Reprodução/YouTube

O lugar não se parece nada com a famosa diretoria, para onde os arteiros normalmente são levados nas escolas comuns. Em vez disso, os alunos são encaminhados para grandes galpões, parecidos com quadras esportivas, em que são colocados vários colchonetes no chão para que possam fazer posturas de ioga e exercícios de respiração.
A sala de meditação foi criada em parceria com a fundação Holistic Life, uma organização sem fins lucrativos que há mais de dez anos oferece atividades extracurriculares que proporcionam bem-estar para os estudantes.

Por incrível que pareça, os professores garantem que as crianças adoram meditar em silêncio e que já observam uma série de mudanças comportamentais positivas nos alunos.
A meditação é uma prática milenar, muito comum na cultura oriental. Atualmente, a ciência já comprovou uma série de benefícios da técnica para a saúde do corpo e da mente. Estudos sugerem que ela pode proteger de emoções negativas, melhorar a memória, atenção e o foco.

FONTE: uol.com.br


Ioga inspira escola com meditação e comida vegetariana em SP

Em uma confortável casa na Lapa, na zona oeste de São Paulo, os pezinhos estão livres para explorar a grama, a areia e a terra, ou para descansarem suspensos nas redes dispostas no escurinho de uma das salas. Não, não é casa de avó. Estamos na Escola Arte de Ser, que atende cerca de 40 crianças de um a seis anos e se baseia na filosofia do mestre iogue Paramahansa Yogananda.

Se os pés descalços exploram diferentes estruturas e texturas do "mundo exterior", os olhinhos fechados são a chave para a busca da calma e da concentração. "Os pequenos começam cantando uma música, ouvindo uma história, é uma mini-prática, mesmo que ainda não fechem os olhos", diz Maeve Vida, umas das fundadoras e atualmente membro da direção pedagógica da Arte de Ser.
Nessa escola fundada em 2008, eles também têm aulas de ioga e música, fazem exercícios de respiração, aprendem a plantar, a colher e também vão para a cozinha: toda segunda-feira cada aluno leva para a casa o pão integral que preparou com os professores

Nas salas, há poucos bonecos de tecido e estruturas de madeira para auxiliar na diversão, já que a regra é explorar a imaginação dos pequenos. "Aqui privilegiamos o brincar livre, evitamos eletrônicos e brinquedos estruturados, para desenvolver a criatividade da criança", diz Maeve.
A escola adota uma alimentação vegetariana e os ingredientes são comprados eselecionados pelos pais – cada semana, três ou quatro famílias ficam encarregados da lista do supermercado. "Não falamos contra a carne, mesmo porque muitas famílias não são vegetarianas. Não queremos criar crianças arrogantes, a nossa cultura é a da paz. Valorizamos o alimento natural, mostramos de onde ele veio", explica.

Pais colocam a mão na massa

Além do rodízio para a compra dos alimentos, os pais da Arte de Ser se envolvem em outras rotinas da escola. Há os grupos engajados em cuidar da horta, em propor novas atividades pedagógicas ou culturais.
Pais de Sofia, 6, e Amir, 4, os arquitetos Juliana e Danilo Terra ajudaram de outra forma: transforam a velha garagem que servia de depósito em uma sala para receber novos alunos. O engajamento, que aconteceu de forma gradual, mudou a escola e também a família. "A gente não tinha relação com comida saudável, não frequentava tanto parques, e a escola mudou a vida da família. É uma comunidade que faz a escola acontecer, e quando você se encontra, acaba trazendo isso para dentro de casa", diz Juliana.

Educação em quatro pilares

A escola adota o modelo How-To-Live, implantado pela primeira vez por Yogananda na Índia em 1917, que combina ioga e a vivência de valores humanos universais. O sistema utiliza quatro pilares, que, segundo Yogananda, são essenciais para o desenvolvimento integral do ser humano: ciência do corpo, engenharia mental, artes sociais e dimensão espiritual.
Na Arte de Ser, esses pilares são traduzidos em brincadeiras, atividades artísticas e culturais, na alimentação e na relação dos alunos com a natureza (além da horta, há duas tartarugas no local), com os colegas e com as suas próprias emoções.
São esses valores humanos, como o amor, a bondade, a compaixão, que determinam a escolha das músicas, dos livros e das atividades em sala. Nessa escola, não entram materiais que de alguma forma estimulem a violência ou o consumismo. "Esse é o nosso objetivo número um: os valores. Acreditamos que desenvolver valores transculturais é importante para um convívio mais harmonioso", diz Maeve.
Terapeutizando:
A meditação traz equilíbrio para mente, corpo e espírito.
Que Maravilha essas crianças com essa grande oportunidade de poder exercitar a meditação desde pequenas.
Esse é o caminho para o autoconhecimento, e quando mais cedo se começa, melhor para o indivíduo e consequentemente melhor para a sociedade, pois teremos pessoas mais equilibradas.
Precisamos divulgar e incentivar esse hábito diário para nossos familiares e amigos, dessa forma, se construirá uma sociedade mais calma, humana e feliz.
Meditar é preciso!

O que Você achou da matéria?

Vanderli Aparecida Pantolfi da Costa é Palestrante, Psicanalista
Saiba o que é: Terapia online
                                     
Gostou da Matéria?

DEIXE SEU COMENTÁRIO!
Sua opinião é muito importante pra mim.

👉  Para comentar clique em "comentários" (caso a caixa de comentários não estiver aberta).


*** SE INSCREVA NO BLOG ***
Adicione seu e-mail para receber novas publicações. 

Comentários