Se inscreva na COMUNIDADE APLSF

Se inscreva na COMUNIDADE APLSF
Clique na imagem e venha participar👆

O Medo Diante de Uma Pandemia Como a do Coronavírus

by sh.vets
Por Vanderli Pantolfi

Por que sentimos tanto medo diante de situações de pandemia como essa agora que estamos enfrentando sobre o coronavírus?

Primeiro, porque as informações hoje são instantâneas, por conta da internet, assim somos bombardeados a todo momento por notícias, e isso vai nos causando distúrbios mentais e emocionais como ansiedade e medo. 

Como seres humanos trazemos em nós o instinto de proteção da própria vida. Diante de um perigo, como esse agora, é acionado o sistema nervoso simpático que libera substâncias necessárias em nosso corpo para que possamos atacar como defesa o que nos parece ser perigoso ou fugir como forma de preservar a vida. Como não acontece nenhuma das situações, essas substâncias vão se acumulando provocando mais ansiedade, e consequentemente mais medo.

Segundo, porque diante de uma crise mundial como está se construindo agora, nos sentimos impotentes, pois, entendemos que não há muito o que fazer a não ser seguir as recomendações da OMS. Assim, essa sensação de impotência aumenta mais ainda o medo, por saber que não temos o controle, portanto, não temos como atacar, ou fugir, dessa forma, sentimos que estamos entregues a sorte e ou ao acaso, e isso causa muita insegurança e medo.

Terceiro, porque a pandemia do coronavírus está deixando populações no mundo todo em alerta e esta gerando  pânico, afetando, inclusive a produtividade laboral, e isso não é nada bom, porque traz instabilidade emocional e medo de não poder produzir para o sustento da própria vida e da família.

Assim sendo, informações a todo momento, o acúmulo de substâncias que nos causa ansiedade, a impotência diante dos fatos e  a instabilidade de preservar a própria vida pode ser o gerador do medo que esta atingindo milhões de pessoas nesse momento.


By Visionpic.net
Eu sei que é difícil manter a calma, diante da incerteza, mas é necessário, mais do que nunca, cultivar a confiança, a tranquilidade
por você, por nós e por todos. 

É importante saber também se esse medo de epidemia pode estar sendo alimentado por outros medos. De qualquer forma, eu recomendo:

1 - Identificar o que realmente esta te causando medo em você. Exemplo: o medo de pegar a doença? O medo de algum dos seus familiares? Ou da doença ficar incontrolável?

2 - Analise o que te causa medo, busque entender o porque desse medo. Exemplo:
  • De você pegar a doença: pode estar ligado a algum trauma e diante do que você considera agora perigo, a tendência é aumentar muito seu medo.
  • De algum dos seus familiares: por trás desse medo pode estar um apego, uma carência que não está resolvida, e o medo aumenta muito por conta de perder esse afeto que tem apego.
  • Da doença ficar incontrolável: talvez você tenha uma sensação de impermanência, de fobia social, de não se sentir protegido ou amado o bastante para se sentir seguro e essa instabilidade que a pandemia pode gerar aumenta muito esse medo.
Assim sendo, precisa ir buscar o fato gerador do medo que esta intensificando o medo do coronavírus.

3 - Converse com seus familiares e amigos sobre o assunto, eles podem lhe trazer uma outra visão sobre isso, e portanto, te acalmar.

4 - Procure não ficar constantemente ligado no assunto porque isso causa mais ansiedade e medo.

5 - Segue os hábitos adequados de higiene, de prevenção e proteção recomendados pelas autoridades de saúde.

6 - Pense bem e analise, diante de tantas situações que você já passou, diante de tantos medos e preocupações o que realmente aconteceu de fato? Verá que praticamente nada.

7 - Mas, se perceber que esta difícil de resolver sozinho, procure o apoio psicológico.




Vanderli Aparecida Pantolfi da Costa é Palestrante, Psicanalista

Saiba o que é: Terapia online
                                     


Clique aqui e agende sua #terapiaonline

Gostou da Matéria?
Você pode gostar também:

DEIXE SEU COMENTÁRIO!
Sua opinião é muito importante pra mim.

👉  Para comentar clique em "comentários" (caso a caixa de comentários não estiver aberta).

*** SE INSCREVA NO BLOG ***
Adicione seu e-mail para receber novas publicações.

Comentários