Quando Seus Pensamentos Dizem Que Você Não Mereçe Ser Feliz

 


Por Vanderli Pantolfi

Você vive ou já viveu esse dilema?
Você quer ser feliz, mas sempre vem uma voz, um pensamento dizendo que você não merece, não pode, não vai ser feliz!
Como resolver essas situações que nos traz sofrimentos?
 
1.    Você Quer:
·        Ser feliz,
·        Ter um bom relacionamento
·        Ter um bom emprego
·        Ter uma promoção
·        Uma casa
·        Um carro, etc.


2.   Mas, vem uma voz ou pensamento que diz: Você não Merece:
·        Ser Feliz;
·        Ter um bom relacionamento
·        Ter um bom emprego
·        Ter uma promoção
·        Uma casa
·        Um carro, etc.


E você tem convivido com isso, porque acha que não merece mesmo!


Daí vem à tristeza, a frustração, a impotência, a depressão, a ansiedade, que desperta em você:

·        A vítima – Tudo acontece pra te fazer infeliz, ninguém te ama, e por aí vai. Ou,
·         O Vilão que eu sou culpado de tudo, nada dá certo em minha vida, sou mal, sou incompetente.

 


3.   E o que fazer então?


1)   Primeiro analisar em que você esta mais focado:


·        Na sua vontade racional, nesse caso: Eu quero ser Feliz! Ou,


·        No pensamento ou voz que vem em sua cabeça: Eu não mereço ser feliz;


Você precisa saber que o que mais alimenta é o que mais cresce dentro de você!


Se você focar que não merece é isso que você terá pela lei da atração e ou sincronicidade;


Eu sei Vanderli, mas não consigo, eu quero ser feliz, mas, os pensamentos vêm, e quanto mais falo que não quero pensar nissomais forte ele surge!



4.   Isso acontece porque o Cérebro não entende o não sem alternativas. Porque quando você ouve, diz ou lê algo com o “não”, o cérebro dará importância maior ao que vem depois.


 Exemplo: não pense em sorvete, o que você pensou? - em sorvete, claro! Mesmo eu dizendo pra não pensar. Porque o cérebro focou no que vinha após o não!
Lembrei de uma história, Uma pessoa que conheço, fez uma pegadinha; ela encampou uma caixa bem bonita, deixou uma abertura na frente, e escreveu acima da abertura: Não olhe aqui!  (estava dizendo para não olhar para dentro da caixa pela abertura) Colocou a caixa numa calçada e ficou observando o comportamento das pessoas ao passarem pela caixa. O que acham que aconteceu?  Todas as pessoas que passavam ali, disfarçavam, iam pra frente, pra trás, mas acabavam olhando!


Por quê? Porque a atenção do cérebro delas foi para olhar aqui, simplesmente ignorou o não. Kkkk o pior é que no fundo da caixa estava escrito: “Curioso!”
 Voltando, então se eu disser agora: Não pense em sorvete, pense em suco!  O suco aparecerá com mais força, porque aparece como uma opção!
 
Então, vem o pensamento ou voz: “Eu não mereço ser Feliz” daí você pensa: Eu não quero mais pensar nisso, afinal isso te faz sofrer, mas, quanto mais você repetir que não quer pensar nisso, mais você pensará e ficará focado! Porque o cérebro foca no que vem depois do não: “Quero pensar nisso!”


Porém, se disser: eu jamais quero pensar nisso, porque quero ser feliz! Ou eu quero resolver isso, porque quero ser feliz!  Seu cérebro vai entender que ser feliz. Assim você deixa de focar no que não quer e passa a focar no que quer!


 Ok, beleza entendi isso! Evito falar o que não quero e foco no que quero!


 Mas aí você me pergunta:  Se o cérebro foca no que vem após o não, como “Eu não quero mais pensar nisso” e o cérebro entende “eu quero pensar nisso” então porque não acontece o mesmo com a frase da minha cabeça, seja a voz ou pensamento que diz:   “Eu não mereço ser feliz!” Porque meu cérebro não entende usando o mesmo raciocínio: Eu mereço ser feliz!


 Eu te respondo: - porque essa voz ou pensamento que vem sempre na sua cabeça é crença, crença limitanteE não simplesmente uma frase negativa.
Sendo assim é necessário:


5.   Saber se a Crença é:

·        Crença Periférica, ou


·        Crença do Inconsciente profundo.
 
1)   Crença Periférica – algo que você acreditou ser verdade, mas, que pode deixar de acreditar a qualquer momento. Exemplo: “Somente essa promoção pode me fazer feliz” – Você tem a promoção e descobre que não esta feliz; Você sempre achou que o que te fazia feliz era estar na balada, o tempo passa e você percebe que gosta mesmo é de estar em casa assistindo um filme.
Para saber, se é uma crença periférica, deve-se Identificar a emoção desses pensamentos ou vozes.
Como faço isso? Siga esses passos:


·        Pegue um caderno e caneta;
·        Escreva frase que esta te perturbando: ex Eu não mereço ser feliz!
·        Leia em voz alta e observe qual emoção vem pra você; exemplo: tristeza, frustração, mágoa, raiva, impotência... Etc.
·        Escreva essa emoção entre ( ) na frente da frase;
·        Agora risque a frase;
·        Escreva na linha de baixo agora a frase positiva: exemplo: Eu mereço ser feliz;
·        Leia a frase em voz alta e observe a emoção que vem pra você, tipo: desconforto, indiferença, inverdade, felicidade, alegria, satisfação;
·        Escreva essa emoção na frente da frase entre ( );
·        Escreva a frase no restante das linhas de toda a página do caderno, mas falando em voz alta cada palavra: “Eu mereço ser Feliz!”
·        Quando escrever e falar na última linha da página, observe a emoção que vem pra você, e escreva entre ( ) na frente da frase. Possa ser que já tenha mudado algo, ou não;
·        Escreva essa frase positiva todos os dias por 30 dias e sempre no final da página analise a emoção;
·        Se for apenas uma crença periférica, com essa programação
Neurolingúistica, ela será liberada e você terá ao final uma emoção positiva e o pensamento e ou voz somem de vez!
Mas, Se o exercício das crenças periféricas não funcionar, então sua crença esta no inconsciente profundo.


 
2)   Crença do inconsciente Profundo - Nesse caso essa crença foi construída durante a sua criação e desenvolvimento: ou seja, nas 3 fases criadoras de crenças, crenças limitantes e conflitos:
1.   Gestação
2.   Nascimento
3.   Primeira infância


Sendo assim, você precisa de ajuda profissional para que você possa mergulhar em seu inconsciente, buscar a origem dessas crenças, ressignificá-las e liberá-las.
Importante você entender, que você merece ser Feliz! 
Existe sim  O Caminho da Felicidade e Você merece estar nele!

 Assista ao vídeo dessa matéria:



Vanderli Aparecida Pantolfi da Costa é Palestrante, Psicanalista
Saiba o que é: Terapia online

                                     

Clique aqui e agende sua #terapiaonline

Gostou da Matéria?
Você pode gostar também: 

DEIXE SEU COMENTÁRIO!
Sua opinião é muito importante pra mim.

👉  Para comentar clique em "comentários" (caso a caixa de comentários não estiver aberta).

*** SE INSCREVA NO BLOG ***

Adicione seu e-mail para receber novas publicações.


Comentários