PANDEMIA – MEDOS E ANSIEDADES - GUERRA E PAZ INTERIOR!

Por Vanderli Pantofi

Olá Ser... Estamos vivendo um momento muito importante para a humanidade, momento este nunca vivenciado, portanto, vem causando muitos medos, angústias e ansiedades na população em geral. E, por quê? É o que vamos analisar a partir de agora.

Com a vida agitada que vínhamos vivendo antes da pandemia, não tínhamos tempo para nada. Estávamos sempre ocupados, seja com o trabalho, estudo, família, poucos cuidando da saúde física em academias e ou caminhadas, e menos ainda cuidando da saúde mental. 

E a pandemia foi surgindo, pegando todos de surpresa, emoções não resolvidas, vêm à tona, emoções essas ligadas por gatilhos de medos ocasionados pela pandemia.  O que são emoções não resolvidas? São emoções não trabalhadas, principalmente originadas nas relações com os pais, que a maioria de nós colocou para “baixo do tapete” ou foi “empurrando com a barriga” durante a vida, porque não tinha tempo, não tinha dinheiro e ou não era prioridade.

Então, esse momento de muito medo se apresenta pra todos, porque estamos diante de algo desconhecido que coloca nossa vida, dos familiares e amigos em perigo.  Nesse contexto, nosso organismo holístico (corpo, mente, emoção e espírito) reage de forma a nos mantermos vivos e começa uma ação para nos proteger de tudo isso. O sistema nervoso autônomo (simpático) ativa o mecanismo de defesa, liberando substâncias como a adrenalina que sustenta os músculos para fuga ou luta.

adrenalina ou epinefrina é um hormônio produzido no corpo humano e secretado pelas glândulas suprarrenais, localizada acima dos rins, no sistema endócrino. Ela é liberada sempre que o corpo é exposto a alguma situação de forte emoção, como se fosse um mecanismo de defesa.

O problema é que nem sempre estamos diante de um perigo real, mas o medo faz com que imaginemos situações de perigo como se contaminar com o vírus e passar para um familiar que pode vir a óbito. Como a mente não distingue o que é real ou imaginário, essas substâncias são liberadas no corpo físico, porque o sistema entende que o ser esta em perigo. E o que acontece?  Não há luta nem fuga fisicamente falando, mas, essas substancias estão no corpo físico, causando distúrbios de respiração, palpitação, tensão musculares e com tudo isso, ansiedades.  Entende agora os seus sofrimentos nessa pandemia?

Mas, como não reagir desse jeito à pandemia? Parece ser quase que impossível.  

É um momento delicado sim, mas, podemos passar por tudo isso de forma mais tranquila. Por que digo isso? Porque é assim que tenho me sentido diante dessa pandemia. 

Vivi boa parte de minha vida com medo de tudo, principalmente de doença e da morte. Eu não podia ouvir alguém falar que fulano morreu de câncer ou de acidente, que achava que isso iria acontecer comigo ou com alguém da família.  Assim, por apenas imaginar essas situações, estava sempre doente, de tanta adrenalina que recebia no organismo e não me exercitava para liberá-la, mesmo porque desconhecia esse processo. Aí esta a causa de muitas ansiedades e doenças no corpo físico.   E como consegui mudar?

Sério gente, buscando a mis mesma e enfrentando meus medos.  Como assim?

A vida toda fui uma buscadora de algo que pudesse me ajudar a ser feliz, pois, achava que tudo que acontecia era por minha culpa, me sentindo sempre incapaz de ser amada. Então estava sempre me comparando com as pessoas e sempre eu era a inferior.

Busquei nas religiões essas explicações, confesso que aprendi muito e foquei somente no espiritual, tudo então nessa fase pra mim era consequências de vidas passadas, assim, estava colhendo o que plantei. Foquei também no que poderia nessa vida me melhorar para ter vidas futuras mais felizes. Porém, faltava algo. Foi então que resolvi me tornar psicanalista e aí um novo mundo realmente se abriu pra mim e pude começar a me entender. Na clinica com meus clientes também me tratava com eles. Mas, tudo acontecia de forma muito lenta, eu precisava de mais, e a Terapia Regressiva surgiu como um portal para meu inconsciente e autoconhecimento.

A partir dessa descoberta, minha vida mudou trezentos sessenta graus. Descobri que os medos inclusive de doença e morte estavam ligados as emoções vivenciadas e não compreendidas nas relações com meus pais durante a minha formação física e psíquica na fase infantil.

Saiba que o medo de passar o vírus, está ligado a uma culpa inconsciente.


Entendi nas muitas terapias que fiz que eu vivia uma guerra entre o consciente e inconsciente, do querer e não merecer, do desejar e não ser me permitido, do dedicar e não conquistar o sucesso.  Quando trabalhei o entendimento de tudo isso, buscando as origens das minhas dores, compreendendo o que se passou naqueles momentos, me libertei das culpas e passei a ter a paz interior que me trouxe mais segurança em mim mesma.

Essa paz tem sido meu ponto fixo de apoio das minhas emoções. Tenho me aventurado em torno desse ponto fixo pra compreender cada dia mais, minhas relações familiares as quais acabo refletindo nas demais. Numa analogia, hoje me sinto como um compasso que precisa do apoio central para fazer suas inúmeras e variadas circunferências. Isso é maravilhoso, porque desse ponto fixo, posso experienciar inúmeras situações, porém, agora me sinto muito mais segura. Quem não tem esse ponto fixo esta muito vulnerável a pandemia, com muitos medos, inclusive o medo de ter medo. Está oscilando em suas emoções e sofrendo muito até por antecipação com tudo isso.

E eu tenho passado esse momento de pandemia, firme no meu centro, apesar das muitas emoções vividas de aprendizados minhas, com meus familiares, amigos e principalmente com os clientes. Somos eternos aprendizes. Mas, agora sei onde quero chegar e continuo caminhando, entendendo que tenho feito o melhor a cada dia.

Hoje compreendo que não dependo mais das circunstâncias para ser feliz. Eu sou feliz com o que vivo, onde quer que eu esteja, com o material que me serve, e não sou mais escrava dele.

Se hoje temos a pandemia, entendo que algo posso aprender com ela, e aprendendo, poder passar adiante para você que lê isso agora, para que você possa conquistar também como eu conquistei O CAMINHO DA FELICIDADE, e estou trabalhando nesse projeto para compartilhar com você, para que você também possa conquistar o seu Caminho da Felicidade, porque ele existe, porque ele é seu por direito e porque você o merece!

Se ligue nas minhas redes sociais que assim que tiver pronto estarei compartilhando.

Meus links👇apptuts.bio/vanderli-pantolf-42819
* Logo posto o vídeo dessa matéria aqui. Volte por favor e confira!

Se gostou, comente, se inscreva no blog e compartilhe, assim me incentiva a fazer mais matérias como essa.


Vanderli Aparecida Pantolfi da Costa é Palestrante, Psicanalista

Gostou da Matéria?
Você pode gostar também: A Síndrome do ninho vazio.
DEIXE SEU COMENTÁRIO!
Sua opinião é muito importante pra mim.
👉  Para comentar clique em "comentários" (caso a caixa de comentários não estiver aberta).
*** SE INSCREVA NO BLOG ***

Comentários