Se inscreva na COMUNIDADE APLSF

Se inscreva na COMUNIDADE APLSF
Clique na imagem e venha participar é grátis👆

Série Intimidade - O Que essa Série têm a Ver Comigo? FILMEterapia - C. Felicidade vp



Live o Caminho da felicidade Vanderli Pantolfi

Filmeterapia – SÉRIE INTIMIDADE

 

A série Intimidade narra o drama de quatro mulheres que são obrigadas a enfrentar a realidade de exposição de suas vidas íntimas por conta de vazamento de vídeos de sexo, um de forma pública de uma mulher pública; outro de forma privada para os funcionários de uma empresa, onde essa mulher trabalha. As outras duas ligadas a esses dois casos também sofreram com preconceitos e assédio.

 

O QUE ESSA SÉRIE TEM A VER COMIGO?

 Se você é mulher tem tudo a ver com você.

Claro que homens também passam por assédios, porém, o Filmeterapia, vídeo acima foca na série INTIMIDADE.

 Quem de nós, mulheres, em algum momento já não sofreu algum tipo de assédio, mesmo de forma discreta?

 Às vezes, nem nos damos conta da situação por vivermos numa sociedade ainda machista por achar natural o comportamento invasivo de alguns homens.

 Porém, sempre nos incomoda e incomodou.

 Essa Série aborda a vidas de 4 mulheres que foram submetidas a situações vexatórias e de invasão de privacidade. 

 Desde vídeo de sexo vazado na internet de uma figura pública, uma política promissora e brilhante, como também de outro vídeo do mesmo teor de uma operária, compartilhado de forma privada para toda empresa que trabalha, na qual a maioria são homens, e alguns deles assediando-a e desrespeitando-a por conta do vídeo. E a série traz também, mais 2 casos, 1 de intolerância por orientação sexual e outro, assédio sexual vividos por 2 personagens em seus passados que foram abafados por situações da época.

 Então eu fico me perguntando, quando se trata de intimidade, onde estão os limites?

 O que acontece conosco, com nossa família e amigos, quando nossa vida privada se torna objeto de discussão pública?  

 Ahhh, mas muitos vão dizer. Se não tivesse gravado o vídeo, ou tirado a foto, isso não teria acontecido.

 Nem vou entrar nesse mérito, porque cada um tem direito de fazer o que quiser da vida. O que ninguém tem o direito é expor isso sem a permissão da pessoa.

 Quero destacar alguns pontos de minha visão psicoterapêutica na série.

 1.       Exposição:

·         Pública  - a personagem principal  

·         Privada  - 3 personagens.

 Independentemente de como aconteceu, as consequências são terríveis para todas.

Claro que quando é pública como no caso da personagem principal, Malen os desafios são maiores.

 Porém, a série aborda, que numa situação mesmo que privada, pelos constantes assédios de pessoas próximas pode resultar em tragédias fatais.

 Lembro de uma cliente adolescente lá no início do Facebook, a conta dela foi invadida e ela passou por terríveis sofrimentos, por conta do conteúdo que colocaram em sua Bio. Na época nem a polícia sabia lidar com isso. Assim por conta disso, teve crises de pânico e apresentou uma sensação de insegurança total. Trabalhamos no set terapêutico e foi liberado o trauma e pode seguir em frente.

 Outra personagem na Série que no passado sofreu assédio por conta de sua orientação sexual, e que luta bravamente para ajudar que menos pessoas passem pelo que passou. Quantas pessoas sofrem essa situação diariamente no mundo?  Todos temos direito de ser livres em nossas escolhas e sermos respeitados por isso.

 Por fim, um caso de assédio, de um político com uma política também, acontecido no passado onde o machismo reinava.

 - Na minha visão psicoterapêutica, nós trazemos em nosso arquétipo o medo da exposição por conta de punições e sofrimentos vividos no passado da humanidade.  Já fomos julgados, humilhados, violentados e mortos, pelo simples fato de expressar.

 Então, quando se passa por situações semelhantes a que essas mulheres vivem na série, esses sentimentos guardados no inconsciente podem vir à tona e causar verdadeira tragédia como acontece com uma das personagens da série. É preciso esclarecer que, cada pessoa reage de uma forma a uma situação de exposição, justamente por conta desses arquétipos e de situações vividas na infância, com abusos, violências e desrespeito.

 Por isso, recebo vários clientes com medo da exposição, o medo de passar por tudo isso de novo. É triste, porque são muitas pessoas com potencial enorme para estar hoje nas redes sociais, compartilhando conhecimentos. Talentos que estão ocultos e que poderia melhorar a vida de seus semelhantes, mas, não fazem, pois, temem a exposição.


 Só com ajuda de profissionais com técnicas como a Terapia Regressiva, podem se libertar dessas crenças e traumas e colocarem em prática seus sonhos e propósitos sem medo de julgamentos.

  2.       Invasão de privacidade

·         O que leva uma pessoa expor a vida da outra?


Ø  Raiva – vingança

Muitas pessoas numa reação impulsiva, por ciúmes, raiva, sem pensar direito acabam por expor pessoas importantes em sua vida, por terem sido traídas. Fazem por vingança.

 

Ø  Desvio de caráter

São pessoas que não medem as consequências, expõe por inveja, por maldade. São pessoas que estão presas ao sofrimento e querem que os outros sofram tanto quanto elas. São pessoas doentes, passíveis de tratamento, que atacam para chamar a tenção para sua dor, claro que feito de forma inconsciente.

 

Ø  Psicopatia

São pessoas insensíveis, não sofrem com a consciência de seus atos. Não se emocionam diante de qualquer situação e são capazes de tudo para atingir seus objetivos. Expor alguém ou uma situação para essas pessoas pode ser um simples ato, não se sentem atingidas pelas consequências, como disse, são insensíveis.

 

1.       Nessas situações de exposição a vítima é levada a se sentir a culpada da situação por conta da Sociedade ainda machista.

Por isso, gostei muito dessa série, que apesar de uma situação trágica, mostra que existe caminhos a tomar. A vítima não é a criminosa, criminoso, é quem invadiu a sua privacidade, desrespeitando seus direitos. E essas pessoas que fazem isso, também precisam ser avaliadas para serem tratadas. Ambos aqui devem ser tratados, tanto a vítima quanto o algoz, pois essa pessoa está doente.  

  

2.       Consequências

·         Para a própria pessoa

Como já falamos, numa situação pública ou privada, exposição de intimidades , causam sofrimentos terríveis, tirando da pessoa o seu direito de ser respeitada, de ser humana.  Isso é inaceitável.

·         Família e amigos

Quando alguém passa por uma situação assim de exposição, todos que a rodeiam sofrem as consequências. Na série, a filha, o marido e o pai da personagem principal sofrem com toda a situação. Assim como da irmã da operária e outros personagens mais.

 

 Independente do tipo de invasão de sua intimidade:

Nunca se cale, busque ajuda! Principalmente de âmbito psicológico para que você se liberte de achar que foi culpada da situação. Comportamento muito comum de mulheres abusadas na infância e que ficam sofrendo a vida toda, sem saber que podem se libertar de tudo isso e ter uma vida livre e digna.

Pois, não importa o que o mundo tentou fazer com você, o que importa é o que você vai fazer com isso.

 



 


👉Conheça o curso que pode ser feito por qualquer pessoa adulta em pleno uso de suas faculdades mentais que queira se autoconhecer e se libertar de sofrimentos em suas relações. ✅ Liberte-se e seja Feliz! Já pensou em fazer sua própria Terapia no conforto de sua casa? 👉 Faça agora sua reserva para esse curso que vai mudar a sua vida para sempre! Clique Aqui ou na imagem abaixo.

Tudo isso para te ajudar a Conquistar o Autoamor e a ter Relações Saudáveis. ✅





Vanderli Aparecida Pantolfi da Costa é Palestrante, Psicanalista
Saiba o que é: Terapia online
                                     
Clique aqui e agende sua #terapiaonline

Gostou da Matéria?
Você pode gostar também: 

DEIXE SEU COMENTÁRIO!
Sua opinião é muito importante pra mim.

👉  Para comentar clique em "comentários" (caso a caixa de comentários não estiver aberta).

*** SE INSCREVA NO BLOG ***
Adicione seu e-mail para receber novas publicações.

Comentários