Seja Livre Autoconfiante ❤️👇

Seja Livre Autoconfiante ❤️👇
Clique na imagem👆

Terapia Regressiva


Por Vanderli Pantolfi

     A Terapia Regressiva é uma técnica de cunho terapêutico, trazida e divulgada no Brasil inicialmente por Morris Netherton (1997), junto com outros pioneiros, como Edith Fiore (1978), Roger Woolger (1988), Brian Weiss (1996) e Hans Tendam (1994). 

Atualmente tem sido divulgada com muita dedicação aqui no Brasil por Idalino Almeida, e outros membros da Associação Brasileira de Terapia Regressiva (ABHTR).

Em seu conceito a Terapia Regressiva de acordo com Netherton:   

É uma nova técnica psicológica de abordagem do inconsciente, relacionada com traumas, problemas psicossomáticos, comportamentos emocionais e mentais das fases mais precoces da vida, incluindo a concepção, a vida intra-uterina, o nascimento, a infância, as mortes anteriores à atual vida e outras vidas. Pesquisa o problema onde ele estiver. 

 A técnica vai além das fronteiras estabelecidas.


Por ser uma técnica transpessoal que se baseia nas lembranças conscientes e inconscientes, busca nos gatilhos disparados pelos sintomas, as origens dos conflitos que causam o sofrimento no sujeito com o objetivo de ressignificá-los, liberando-o das angústias. 

É por isso mesmo, uma técnica de efeito rápido, seguro e muito eficiente, e que atualmente segundo Idalino Almeida:

Essa técnica tem evoluído desde a época de sua popularização como Terapia de Vidas Passadas (TVP), em especial aqui no Brasil. E hoje, depois de longo tempo de prática clínica, muitos pioneiros têm acrescido novas formas de trabalhar com a Terapia Regressiva, uma tecnologia de ponta.

A Terapia Regressiva permite ao cliente buscar, com ajuda do terapeuta, num estado alterado de consciência (EAC), em suas memórias o evento traumático, sofrível e chocante do seu passado, os quais têm gerado sofrimentos e angústias no momento atual de sua vida, com objetivo de liberá-lo desses tormentos, sobre uma nova visão e entendimento do ocorrido. 

Na prática o terapeuta em regressão, usa técnicas para atingir o EAC do cliente, tais como, relaxamento, hipnose, sintomas psíquicos, emocionais e físicos. Esses sintomas são utilizados como pontes, emocional, somática, imaginativa ou visual e verbal. 

Através dessas técnicas o terapeuta ajuda o cliente a aflorar sua memória onde estão fixados os “nós” e conflitos. Ao acessar e reviver essas emoções, o cliente faz uma catarse, se libertando dos conflitos e consequentemente ressignificando o ato cometido ou mesmo pensado, lhe trazendo bem estar. 

Essa terapia atualmente tem sido usada para o autoconhecimento na busca de soluções para graves conflitos familiares, de relacionamento interpessoal, além dos diversos distúrbios e transtornos emocionais, físicos, psicossomáticos e comportamentais.  

De acordo com Almeida a Terapia Regressiva como técnica terapêutica transpessoal se baseia nas lembranças e busca a reconciliação com a causa que dispara o gatilho do conflito. 

Visa explorar e libertar bloqueios e complexos emocionais com maior capacidade que outras terapias, alcançando recordações que estão no inconsciente do sujeito, as lembranças e muitas situações repetitivas que são passados da vida. Tem a função de ressignificar os “nós” emocionais, como culpa, medo, pânico, traumas dentre outros.


Indicações:

A) Medo, pânico, angústia, ansiedade, fobias, neurose de conversão, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de humor, depressão, obesidade, vícios, insegurança, culpa etc.
B) Alguns distúrbios psicossomáticos, como bronquite asmática, úlcera gástrica, alguns problemas dermatológicos, fibromialgia, alergias etc.
C) Dificuldade de relacionamentos, seja familiar, profissional, afetivo, social etc.

Contra-Indicações e dificuldades na terapia:

A) Gestantes: para que os traumas vivenciados pela gestante não causem danos psíquicos ao feto.
B) Psicoses e pré-psicoses: devido à dificuldade de concentração
C) Deficiências mentais e auditivas (surdez/mudez) etc.
D) Barriga muito cheia dificulta o relaxamento e a concentração
E) Álcool e drogas também dificultam uma boa cognição

NOTAS:
a) O que importa nas experiências de Regressão não é se elas são de vidas passadas, se são criações da mente, ou mesmo da vida atual; o que importa é a melhora que podem trazer ao cliente.
b) Na Regressão, ver as imagens não é tão importante quanto o sentimento, que é terapêutico. Portanto, as imagens servem de anzol para fisgar o conteúdo emocional associado às imagens.
c) O Cliente estará consciente o tempo todo, lembrando, recordando ou imaginando e relatando ao Profissional, para que este oriente o processo terapêutico na associação das imagens (cenas) com os sentimentos, associados à causa do conflito e, assim, poder trabalhar terapeuticamente para expurgá-los.
Fonte: institutoidalinoalmeida.com.br



Vídeo: Por que A Terapia de Regressão?



Postado por EARTh Association


POR QUE A TERAPIA DE REGRESSÃO? 
Foi produzido pela Associação Europeia de Terapia de Regressão.

Produtor Executivo: Athanasios Komianos
Música de Resat Guner e Kevin Mac Leod
Narração de Dave Graham
Escrito e dirigido por Ulf Parczyk, esopsych.de & upsignum.de



Vanderli Aparecida Pantolfi da Costa é Palestrante, Psicanalista
Saiba o que é: Terapia online




                                     
Clique aqui e agende sua #terapiaonline

Gostou da Matéria?
Você pode gostar também: 

👉  Para comentar clique em "comentários" (caso a caixa de comentários não estiver aberta).

*** SE INSCREVA NO BLOG ***
Adicione seu e-mail para receber novas publicações.

Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário a respeito do tema.