Semana da Mulher Livre e Autoconfiante ❤️👇

Semana da Mulher Livre e Autoconfiante ❤️👇
Clique na imagem e venha participar é grátis👆

O Teu Ciúmes Lhe Causa Sofrimento?

By Yanalya
Por Vanderli Pantolfi

Por conta de receber grande parte de clientes com esse tipo de sentimento, quero hoje abordar CIÚMES aqui no blog e por durante toda a semana com post no instagram, facebook e linkedin. Me sigam lá. Ok?

Vamos nessa primeira matéria falar sobre Ciúmes mais voltado para o relacionamento de casais, na matéria subseqüente a essa abordaremos ciúmes de forma geral, pois, pode se manifestar em todas as relações, de forma mais intensa ou não, dependendo de cada situação.

Ciúmes não é tempero, mas também não deve ser veneno para a relação. Claro que ao saber que a outra pessoa se importa com você e te quer por perto é muito legal para sua autoestima sim, entretanto, nem sempre as coisas acontecem dessa forma, às vezes esse sentimento se transforma em sofrimento patológico.

Ciúmes segundo o dicionário é um sentimento de raiva ou de infelicidade causado por ver a pessoa amada interessada em outra pessoa. Porém, pela minha experiência em clínica, vai muito além. Portanto, é necessário descobrir que tipo de ciúmes você esta sentindo:

1.     Ciúmes inocentes e saudáveis: começamos por esse, por ser o mais comum e até mesmo natural em todos nós, afinal uma pitada de ciúme não faz mal a ninguém, assim como, não contribui para o término de uma relação. São normais esses tipos de ciúmes, pois, apenas demonstra o amor que se sente por outra pessoa. Exemplo disso o ciúme que sentimos quando alguma pessoa que julgamos mais bonita, talvez mais inteligente ou famosa se aproxima da pessoa que nos é importante, é natural sentir um certo ciúmes; estamos nesse caso experimentando a insegurança natural do ser humano. Esse tipo de ciúmes até nos incentiva a cuidar melhor de nós e da pessoa amada. Até aqui está tudo bem. Ok!

2.     Ciúmes por afetos românticos: diz-se muitas vezes que o ciúme é uma resposta protetora, cognitiva, emocional e comportamental a qualquer fator externo que possa ameaçar um relacionamento a dois. Nesse tipo de ciúmes, a ameaça é a existência de uma terceira pessoa (real ou imaginária) e a simples idéia de que possa existir uma atração entre ela e o seu parceiro(a), desencadeia um turbilhão de pensamentos ( forma-se uma história na cabeça do ciumento(a) que por ser tão forte, ele(a) passa acreditar que é real)  além de sentimentos e ações que são manifestadas em contexto de ciúme e medo de perder a pessoa amada. Isso acontece por conta da autoestima baixa originada por carências conscientes ou não. Nessa situação, já é bom observar a sua freqüência e intensidade, caso seja exagerada é necessário buscar ajuda profissional de terapeutas, psicólogos ou psicanalistas.

3.     Ciúmes sexuais: este tipo de ciúme tem na sua base o conhecimento ou a suspeição de que o seu parceiro(a) já teve, fantasiou ter ou deseja ter relações sexuais com uma terceira pessoa, também acontece de forma natural em nós. Afinal, todos queremos ter a satisfação da certeza que realizamos sexualmente a pessoa que relacionamos e amamos. Tudo bem sentir esse ciúmes, desde que não torne um sofrimento.
 
By @pressfot
4.     Ciúmes emocionais:  Aqui já começa uma grande projeção ligada  ao relacionamento na fase infantil com os pais, originada na maioria das vezes por culpa ou carência que provoca a necessidade de ser amada a qualquer custo, provocando situações de submissão ou de controle; neste caso, a pessoa ciumenta sente-se ameaçada pelo envolvimento ou ligação emocional e/ou amor do seu companheiro(a) por uma terceira pessoa, ou mais pessoas, ou seja pode ser uma amiga ou amigo, um familiar ou colega de trabalho, ou ambos ao mesmo tempo.  O ciumento(a) comporta-se inconscientemente de forma egocêntrica. Diante dessa situação é necessária ajuda profissional para que se resolvam esses conflitos inconscientes, caso contrário  com o tempo vão se tornar o tipo de ciúmes abaixo.

By freepik
5.     Ciúmes obsessivos: quando esse sentimento se torna uma obsessão compulsiva, ou seja, a pessoa não tem mais controle de seus sentimos e ações, como por exemplo, quer saber todos os passos de seu parceiro(a) e começa um controle insuportável para ambos. Nesse tipo de ciúmes a relação atinge um nível nada saudável e muito perigoso, justamente pelo ciumento(a) não ter mais controle sobre os pensamentos e atos, colocando o outro em estado de sufocamento e perigo.  Esse é o tipo de ciúmes que aparece nas relações de agressões verbais e físicas e que podem resultar em tragédias irreparáveis.  É necessário buscar imediatamente auxílio profissional com terapeutas e provavelmente psiquiatra para conter a compulsão e obsessão.

 Enfim, é importante que você entenda que o ciúme é um sentimento normal do ser humano desde que seja tranquilo, temporário e não cause conflitos a sua rotina. Mas, se ele passa do limite do aceitável, aí já pode ser patológico. E a causa desse ciúme excessivo tem que ser investigada e tratada, para que se tenha um relacionamento sadio e estável emocionalmente.

By sewcream
Com a Terapia Regressiva, buscamos a origem do seu ciúme que está em algum lugar, como digo sempre na fase infantil: gestação, nascimento e primeira infância. Isso mesmo. Até mesmo quando o parceiro é inadequado, porque de alguma forma você o atraiu pra você pela crença da sincronicidade, em atrair companheiros que lhe traz sofrimentos, mas que de forma inconsciuente acredita ser o que merece, seja por se sentir culpado(a) na relação dos seus pais, ou por projetá-los nas suas relações.
Exemplo. Uma mulher pode atrair homens ciumentos, promíscuos, infieis se o pai assim era. Pode –se sentir submissa ou controladora se assim a mãe era.  Por mais que não queira ou deteste isso de forma consciente, acaba por acontecer da mesma forma por ser uma crença inconsciente.

Assim, a pessoa muito ciumenta tem baixa autoestima, insegurança, medo da perda do afeto e muito mais carências que lhe causam muito sofrimentos e aos com quem ela convive.


Pode ser que você esteja sofrendo por ciúme exagerado e não tenha nem força para sair de sua zona de conforto, apesar de muito sofrível.  Mas, algo dentro de você quer se libertar desse sofrimento, então você só tem que DECIDIR SER FELIZ E BUSCAR AJUDA!


Vanderli Aparecida Pantolfi da Costa é Palestrante, Psicanalista

Saiba o que é: Terapia online

                                    

Clique aqui e agende sua #terapiaonline

Gostou da Matéria?
Você pode gostar também:

DEIXE SEU COMENTÁRIO!
Sua opinião é muito importante pra mim.

👉  Para comentar clique em "comentários" (caso a caixa de comentários não estiver aberta).


*** SE INSCREVA NO BLOG ***
Adicione seu e-mail para receber novas publicações.

Comentários