Semana da Mulher Livre e Autoconfiante ❤️👇

Semana da Mulher Livre e Autoconfiante ❤️👇
Clique na imagem e venha participar é grátis👆

FILMEterapia: A Série José José O Príncipe da Canção – O Que Você Pode Aprender com essa Série.


Por 
Vanderli Pantolfi

A série começa no ano de 1983, retornando aos anos de 1969/70 onde José Sosa já como José José, aos 22 anos na gravadora RGV com dois discos que não emplacaram e de onde a série prossegue até o dia da homenagem que José José (  ) aos 57 anos, recebe nos EUA durante a cerimônia do Grammy Latino


Por toda série há a narração do próprio José José com 70 anos em 2018, no mesmo palco que começou sua carreira ao participar do Festival Internacional da Canção em 15/03/1970 que apesar do terceiro lugar, e muitas vaias do público inconformado,  o consagrou com um dos maiores cantores mexicanos e latinos.

Assim começa esse enredo com fatos verídicos e fictícios mostrando a vida  e a carreira do Príncipe da Canção, suas relações profissionais, com o público, família e amigos. Na série por muitas vezes as cenas se voltam nos anos de 1953 e 1963 nas fases, infantil e adolescência, dos irmãos Sosa na relação com o pai onde se formaram traumas e crenças limitantes que os atormentaram e acompanharam por toda a vida.


A família de José José (Gonzalo Veja – adolescente) se inicia quando José Sosa Esquivel (Damian Alcázar) cantor de ópera treinando no Conservatório, conhece Margarita Ortiz (Rosa María Bianchi) sua esposa submissa e mãe dos dois primeiros filhos, José e Gonzalo (Axel Arenas ).

Pepe como era chamado pela família,  herda não apenas o talento, mas assim como o irmão também a predisposição ao alcoolismo, a personalidade neurótica e a capacidade de trabalho manual. Gonzalo por se sentir fraco como o pai o julgou, ele inveja o sucesso do irmão, desprezando seu talento natural também musical, para leitura de partitura.

José José desde muito novo, criança ainda percebeu sua vocação para a música, mas o pai não queria que ele passasse pelos mesmos sofrimentos que ele passou e procurava sempre proibi-lo e desmotivá-lo dessa profissão, a ponto de dizer que o filho jamais faria sucesso como cantor. A mãe submissa não conseguia protegê-lo e nem ao irmão das grosseiras do pai quando ele estava alcoolizado. Esses momentos da vida dos irmãos os acompanharam por toda a vida.

Vemos assim uma família ligada a música, mas que por frustração do pai  com a carreira, proíbe José a cantar, pois acredita que o sucesso é uma maldição e passa essa crença aos filhos.


Assim a vida de José José se desenrola em muitos altos e baixos, a relação conflitante com o pai desde a infância até sua morte em 1970; o sofrimento da perda do primeiro amor  Lucero (Danna Paola) que durou por volta de 5 anos.

  

O apoio de Abel Solares (Jorge Jimenez) que sempre foi presente como um pai pra ele e para Gonzalo em todos os momentos de sua vida; Pedro Salas (Carlos Athié) que junto com "El Chumo" (Mauricio Isaac) seu amigo e agente ajudaram José José a conquistar o sucesso desejado, assim como o apoio sempre de Don Manuel Gómez (Carlos Bonavides) o dono do Páteo onde José José dizia ser sua segunda casa, e claro carinho constante do público por sua linda voz e carisma.

Em meio a isso tudo, a decepção com o agente que o rouba em 1 milhão de dólares o casamento dramático com Kiki Natalia Herrera Cales (Itatí Cantoral) que durou 5 anos e que o aproximou muito do álcool e cocaína.

 Nesse período também, morre seu agente e amigo Chumo por dirigir embriagado e José José se sente culpado por ter oferecido bebida alcoólica ao primo, sem saber que ele era alcoólico.

Com tantos sofrimentos  José José procura em vários momentos de sua vida pelo auxílio psicológico que o ajudava a tentar entender todos esses conflitos e a superar o medo do sucesso, como lhe observou a psicóloga.

Ao reencotnrar “Anel” Ana Elena Noreña (María Fernanda Yepes e Alpha Deita) com quem teve um romance antes de se casar com Kiki,  passam a ter uma relação muito intensa, com muita atração física, e também com muitas brigas por conta da incompatibilidade de gênios entre eles.  José então propõem a Anel ter um filho que acreditou ser a solução para a relação, e ao engravidar Anel, eles se casam, nascendo seu primeiro filho José Joel, mas, a situação só piorou e no meio de muitos conflitos um tempo depois, nasce Marysol (Maria Ruiz Landeta) com a saúde bem comprometida. Por conta disso, José José se sente muito culpado e cada vez mais se entrega aos vícios e Anel aos desequilíbrios por conta de remédios pra emagrecer que toma desde a juventude. 

A relação deles se torna insuportável para todos, até que na adolescência dos filhos, Anel pede a separação, e José se sente fracassado, decepcionado com ele mesmo, com Anel em conjunto com o irmão, o cunhado Manolo que o roubou por muito tempo.  Tudo isso fez com que José José, se entregasse totalmente aos vícios, chegando ao ponto de nem mais se alimentar, desejando somente morrer, repetindo a mesma crença do pai que era um fracasso e que era prejudicial aos filhos.


Foi  nesse período com ajuda de Nora Diaz (Ariana Ron Pedrique)sua fã e representante na gravadora) que o tentava libertar do estado desprezível que se encontrava, José José conhece Sarita Salazar (Malillany Marín), que seria sua terceira esposa.



Depois de ter passado os piores momentos de sua vida após a separação de Anel, com ajuda de Sarita, se reabilitou e superou os vícios,  casando-se com ela e tiveram sua filha caçula e com ela ficou casado até sua morte em 2019.

Todo o drama que envolve a vida de José José, com os excessos com álcool e drogas, lhe custaram a perda gradativa da voz, que lhe impediu de cantar para sempre, porém, nessa fase a esposa Sarita o ajudou e poder viver uma vida mais tranqüila até sua morte em 2019.

Vemos no desenrolar da série conforme segue os anos, as evoluções tecnológicas, nas casas, bares, carros, rádios, TV, aparelhos de som, telefones,  sonorização de eventos, etc.; o vestuário e cabelos típicos das décadas, de 50, 60,70, 80 até os dias atuais da série. Na política, vemos políticos corruptos, como também traficante de mulheres e produtos; assim como também responsáveis pelo término dos festivais da canção para benefícios próprios; O surgimento da AIDS, os problemas das drogas lícitas e ilícitas, como alcoolismo, remédios para emagrecimento e a cocaína; a presença da psicologia no auxílio às dificuldades do personagem central; E as mudanças na área musical acompanhadas pelas gravadoras, do LP e Compacto até os CD.

“Amar e querer” uma de suas mais belas interpretações, porém, em sua vida pessoal as coisas não foram nada fáceis. José José reconheceu que o filme representava a oportunidade de contar a seus seguidores e fãs sua própria versão de como era difícil a sua vida e os abismos em que ele caiu por enfrentamentos terríveis que teve que superar e deixava para as novas gerações o entendimento de que o que ele passou não se repetisse na vida deles pois tudo que passou, o levou a perda de sua voz magistral.

O filme foi lançado em 2018 e que virou série pela netflix é inspirado no livro de José José que foi publicado em 2008 que refletia a verdade de sua vida:“Esta é minha vida” disse o cantor, que estava preparado para enfrentar as críticas que poderiam vir.

"Tirar tudo deste livro foi como uma catarse que me ajudou a desabafar e, assim, me desfazer de algo que eu mantinha muito guardado", disse o cantor.

Observações Psicoterapêuticas nessa Série:

1.     Frases do pai que marcam a vida dos filhos:

·        Morar na casa dos sogros só me recorda meus fracassos.”

·        “Não quero que cantes, não quero que seja músico filho. Não consegue sustentar a família”

·        “Olhe para seu irmão, ele vai ser alguém, ao contrário de você. Ele tem talento nas veias!”

·        A vida aconteceu filho, tudo volta pra assombrar você. O álcool, o vício, a idade. Um dia você tem que pagar.Só espero morrer antes de arruinar a vida dos meus outros filhos como fiz com a de vocês.

·        Me perdoe filho, exigi demais de você, Mas é porque queria que fosse forte, pra cuidar de sua mãe e de seu irmão Gonzaço, que nunca exigi nada dele porque ele é fraco”.

 

2.     Pensamentos que assombravam José José na figura do pai:

·        "Veja só você, foi mais longe que eu, mas tem os mesmos demônios";

·       "O sucesso é passageiro e também enganador."


3.     Frases do irmão Gonzalo

·        "Ambos herdamos a fraqueza do papai para o álcool e a maldição ao fracasso. Esta no sangue!"

·        "Ninguém gosta de mim, mamãe! O Pepe tem ciúmes de mim."

·        "Passei a odiar meu irmão quando ele entrou para a música que só traz frustração."

·        “Como deixamos nos tornar o que mais odiávamos?”


4.     José José teve que ser o homem da casa com apenas 15 anos;

·        "Nós estávamos acostumados s viver com a água pelo queixo;"


5.     Medo do Sucesso por conta das crenças do pai.

6.     Teve muitos amigos, mas focou na decepção com os que o enganaram.

7.     A relação com a mãe de tanto carinho e da presença sempre forte a protegê-los, não foi suficiente para livrar os meninos de crenças criadas na infância;

8.     Anel – "Os homens não são confiáveis" – Crença em relação ao próprio pai;

9.     Anel – Tomava remédios porque na adolescência foi gorda

Frase de José José idoso: “O sucesso é um pequeno animal que deseja ser alimentado, sempre pede mais! A felicidade é outra coisa, é passar o tempo com quem se ama e amam você”.

 CONCLUSÃO

Podemos observar que todas essas crenças atrapalharam a vida de todos esses personagens  na série e da mesma forma, que nossas crenças familaires, sociais, religiosas e culturais afetam também a nossa vida. Portanto, é necessário uma reflexão de como esta sua vida nesse momento, decidir quais crenças quer seguir para ser feliz, e caso não consiga identificar, por conta de muitas serem inconsciente,  procure ajuda!


Assista o vídeo no Youtube: Vanderli Pantolfi


Vanderli Aparecida Pantolfi da Costa é Palestrante, Psicanalista
Saiba o que é: Terapia online
                                     


Gostou da Matéria?
Você pode gostar também: 



DEIXE SEU COMENTÁRIO!
Sua opinião é muito importante pra mim.

👉  Para comentar clique em "comentários" (caso a caixa de comentários não estiver aberta).
*** SE INSCREVA NO BLOG ***
Adicione seu e-mail para receber novas publicações.

Comentários