Semana da Mulher Livre e Autoconfiante ❤️👇

Semana da Mulher Livre e Autoconfiante ❤️👇
Clique na imagem e venha participar é grátis👆

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE?

 


Por Vanderli Pantolfi


Vamos entender a ANSIEDADE.

Saber por que sentimos ansiedade, quais os sintomas e como lidar com a ansiedade.

 

Mas, antes precisamos saber o que é ansiedade.

 Ansiedade é um estado psíquico natural de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. A palavra tem origem no latim anxietas, que significa “angústia", "ansiedade”, de anxius = “perturbado", "pouco à vontade”, de anguere = “apertar", "sufocar”.

A ansiedade é um sentimento parecido com preocupação ou medo. É um temor de que as coisas não aconteçam como gostaríamos. Porém a ansiedade no estado normal é sentimento necessário para a nossa sobrevivência e para que tenhamos o ímpeto de agir em muitas circunstâncias, pois ela nos impulsiona para realizarmos projetos, prosperarmos e planejarmos nosso futuro.

Dessa forma, a ansiedade faz parte da reação natural do ser humano, até certo ponto útil para se adaptar e reagir perante situações de perigo, de medo ou expectativa, porém torna-se patológica quando atinge uma situação incontrolável, com caráter sistemático e generalizado, e passa a interferir no funcionamento saudável de nossa vida.

Necessário diferenciar a ansiedade do medo.

A ansiedade como já falamos é uma antecipação de ameaça futura, que pode ou não ser real. Já o medo é uma resposta emocional à ameaça real ou percebida de um acontecimento iminente. Exemplos:

a)      Ansiedade: Você esta preparando um projeto e vêm pensamentos que você não vai conseguir concluir e que não será aprovado. Você já começa a ficar tenso, suando frio, com medo, etc. (é uma antecipação de ameaça futura – que pode ou não se confirmar – nesse caso, surge à ansiedade).

b)      Medo: Você esta numa loja e entra um assaltante, você sente medo, é real a situação.


1.      Por que sentimos ansiedade?

A ansiedade como já falamos é natural no ser humano , quando em desequilíbrio surge por conta de acontecimentos externos e conflitos internos, ou seja, de natureza biológica assim psicológica, não havendo, portanto, um único fator desencadeante de ansiedade.

 

2.      Quais as causas e os sintomas?

 

A.     Causas:

·         Ansiedade Generalizada: Preocupação excessiva e irrealista perante situações rotineiras da vida, como emprego, saúde e pequenos problemas do cotidiano. Exemplo: a pessoa vive imaginando que tem uma doença grave sem motivo comprovado; ou preocupação excessiva de ser demitido do emprego, e ou sentir inseguro o tempo todo ao sair à rua.

·         Depressão: sintomas depressivos quando não tratados podem também fazer com que a ansiedade desregulada se manifeste devido ao medo de enfrentamento de uma situação vista pela pessoa como ameaçadora, por exemplo.

·         Psicoses: pessoas com psicose podem apresentar alucinações que geram ansiedades por não terem o controle da situação

·         Fobias: Medo excessivo e irracional perante um objeto ou situação; Exemplo pessoas que tem medo excessivo de animais, de brigas.

·         Perturbação de Pânico: Ataques de pânico repetidos sem causa aparente.

·         Perturbação Obsessivo-Compulsiva: Presença de idéias, pensamentos, impulsividade ou imagens, considerados invasivos e inapropriados e que provocam ansiedade, mas a pessoa sente-se incapaz de controlar, porque esta no inconsciente. Exemplo medo de ser assaltado, medo de ser abandonado, etc.

·         Síndrome do estresse pós Traumático: Aparecimento de um conjunto de sintomas característicos após um acontecimento extremamente estressante e traumático. Pessoas que foram seqüestradas, atropeladas, assaltadas, numa situação de quase afogamento, enfim situações limites.

      B.      Sintomas

Os sintomas derivam de uma resposta do sistema nervoso autônomo, que age independente da nossa vontade. Dessa forma, quando sentimos medos excessivos, é acionado esse sistema natural instintivo de “luta e fuga”, acionando o sistema nervoso simpático e liberando hormônios como a adrenalina e o cortisol para nosso sistema biológico. Por não realizarmos a ação literal de luta e fuga, essas substâncias vão se acumulando no organismo provocando os sintomas.

Os sintomas ansiosos se manifestam de três formas:

1)      Pensamentos recorrentes: 

  • “eu vou enlouquecer”
  •  “vai dar tudo errado” 
  • “não consigo lidar com isso”
  •  “vou morrer”, 
  • “eu não consigo fazer nada”
  •  “se eu errar será meu fim”
  •  “vou perder tudo”, etc. 

 2)      Sintomas Emocionais:

  • Medo
  • Vergonha
  • Nervosismo
  • Tensão
  • Tristeza
  • Perder a esperança
  • Evitação de lugares ou pessoas 



 3) Sintomas físicos:

·      Taquicardia, dor no peito; 

·      Respiração ofegante e ou falta de ar;

·      Irritabilidade;

·      Suor excessivo;

·      Dor de cabeça.

·      Tremores nas mãos, pernas, pálpebras ou outras partes do corpo ou todo corpo;

·      Tensão muscular;

·      Sensação de fraqueza ou cansaço intenso, assim como sensação de desmaio e vertigem.

·      Formigamento pelo corpo.

·      Alterações do sono como insônia;

·      Dor ou desconforto abdominal;

·      Diarréia;

·      Boca seca, mas também náusea e vômitos;

 

3.      Como lidar com a ansiedade?

Através de tratamentos psicoterapêuticos e se necessários medicamentos quando necessário. Mas, você pode começar agora a lidar com sua ansiedade agora:


·         Veja na ansiedade uma oportunidade: Sim, na verdade se você esta experimentando ansiedade é porque tem um motivo, mesmo que seja de forma inconsciente. Então se a ansiedade apareceu, ela esta lhe dando oportunidade de resolver algo que não esta bem, seja no corpo físico, mental, emocional e espiritual.  A ansiedade assim como a doença não é um mal, é um sintoma, um incômodo, uma advertência, que apareceu como um caminho pra que você resolva algo muito mais profundo.

 

No Físico


·         Converse com seu corpo – Como assim? Hoje sabemos que cada célula de nosso corpo é uma miniatura de nós mesmos, então elas nos ouvem, nos compreendem. Exemplo se esta com dor de cabeça, pergunte a cabeça, o que pode fazer para melhorar, pois se esta doendo há uma razão existe algo que esta alimentando isso. Peça perdão por provocar esse sintoma.

·         Cuide da Alimentação – Evite alguns alimentos estimulantes, como café, coca-cola, chá mate, chá preto, banana, pimenta, gengibre e algumas carnes. Procure comer frutas como maçã, mamão, e tomar chá de camomila, capim limão. O ideal é buscar a orientação de um nutricionista pra te ajudar nisso.

·         Evite usar o celular e computador o tempo todo: Se isso for necessário, faça pausas, se alongue, caminhe, tome água, respire. Evite ficar conectado o tempo todo, isso tem causado muita ansiedade nas pessoas.

 

No mental



·         Busque manter os pensamentos no aqui e agora, respirando. Já que a ansiedade é provocada por preocupações e o medo do que possa vir acontecer no futuro, então Foque toda sua atenção no presente. Exemplo: Você esta estudando para o vestibular e vêm os pensamentos e com eles os sintomas. No primeiro momento, levante-se, comece a caminhar e respire tranquilamente, ao mesmo tempo, vai falando em voz alta de tudo que você esta vendo e fazendo nesse momento, no presente, algo como: “Estou aqui caminhando e respirando tranquilamente, estou descalço, de short, camiseta, estudando matemática, é dia, estou no meu quarto...”, ou seja, traga sua atenção para o presente com o máximo de detalhes e mantenha o foco no presente, assim os pensamentos ansiosos vão embora. 

Já que vimos que quando estamos ansiosos liberamos substâncias no corpo, então precisamos movimentá-lo. Você pode caminhar correr, nadar, dançar, fazer academia ou ginástica. O importante é movimentar o corpo para liberar essas substâncias. 

 

No Emocional:



·         Converse com a glândula das emoções, o Timo que fica no meio do peito. Quando estamos ansiosos, tensos, normalmente sentimos o peito apertar, é a timo reagindo. Faça carinho no local, ou dê tapinhas leves imaginando a emoção ruim indo embora e a timo expandida livre e equilibrada e uma sensação de paz surgindo.


·         Evite auto-cobranças desnecessárias e perfeccionismo: Todos não somos perfeitos, somos humanos! Se permita descansar, errar, e errar de novo, se permita viver!

·         Procure estar com pessoas que você ama e converse com elas – Estar perto de pessoas que amamos nos faz muito bem, desde que tenhamos diálogos construtivos necessários para todas as relações.


 

No Espiritual


·         Cuide de você espírito que é: Cuide do seu lado espiritual, seja através de meditações, estudos, conceitos e ou crenças religiosas.  Procure encontrar o Deus que há em você. Desenvolva a consciência do todo, que estamos conectados com a natureza, com o Universo e um Ser Supremo, que tudo que fazemos afeta o outro, e por isso a importância de trabalharmos em nós o equilíbrio e a paz.

·         Aprenda a ser feliz já com o que tem e tenha gratidão por isso: Quando passamos a ter o hábito de agradecer nos tornamos pessoas mais tranqüilas, pacíficas e saudáveis. Não estou dizendo que não deva ter ambições, claro que deve, é isso que nos movimenta, mas não permita que elas te controle causando ansiedades de “ter que ter”. Aprenda a comemorar cada conquista, seja ela a mínima ou grande, o importante é comemorar e agradecer e verá que sua vida será mais leve e feliz. 


Gostou da matéria? Se gostou compartilhe, pode ajudar alguém!


ASSISTA O VÍDEO DO TEMA AQUI:



Vanderli Aparecida Pantolfi da Costa é Palestrante, Psicanalista
Saiba o que é: Terapia online


                                     
Clique aqui e agende sua #terapiaonline
Gostou da Matéria?
Você pode gostar também: 

VOCÊ TEM MEDO DE QUE?

DEIXE SEU COMENTÁRIO!
Sua opinião é muito importante pra mim.

👉  Para comentar clique em "comentários" (caso a caixa de comentários não estiver aberta).

*** SE INSCREVA NO BLOG ***
Adicione seu e-mail para receber novas publicações.

Comentários