Semana da Mulher Livre e Autoconfiante ❤️👇

Semana da Mulher Livre e Autoconfiante ❤️👇
Clique na imagem e venha participar é grátis👆

COMO SER FELIZ CUIDANDO DE MIM MESMA? PARTE 1 (Continuação de como Ser Feliz)

Por: Vanderli Pantolfi

1.       Seja gentil com você:

Inicie seu dia dizendo a você mesma: Como eu posso te fazer hoje a pessoa mais feliz desse mundo? 


– Olha só que carinho! Começar seu dia com essa frase é se sentir acolhida, protegida e amada, por você mesma! 

Quando vir pensamentos de punição e autodestrutivos, dialogue com eles, coloque a eles seus pontos positivos, converse como você faz com uma amiga que esta se punindo, depressiva. Se você se dispõe a levantar o astral de uma amiga, um familiar, porque não faz o mesmo com você mesma? Você é a pessoa mais importante de sua vida. Não adianta dizer, que são seus filhos, pais, companheiro, seus irmãos. Não, eles vão passar de sua vida, todos vão como já passaram amigos, parentes, professores, mas você, você nunca vai passar de você mesma, você vai se acompanhar por toda a eternidade, então crie o hábito desse diálogo com você mesma, mas de forma positiva, porque negativa e de condenação isso provavelmente você já faz. A proposta aqui é que você seja gentil com você mesma, então converse com você como amiga, como mãe, como uma filha, como alguém que te ama profundamente. 


2.       Se aceite como você é e tenha gratidão por isso.

Temos a mania da insatisfação com tudo em nós, seja no corpo, na voz, na idade, e por aí vai. 


Para ser feliz, você precisa aprender a gostar do que é e como é. Com seus defeitos e qualidades.  Além disso, se auto aceitar envolve também reconhecer a sua vida familiar, aceitar de onde você veio, as suas raízes, vida social, seu trabalho e com a renda que lhe sustenta a você e a família.

Aceite seu lado sombra. Temos defeitos a superar. Aceitá-los faz com que fiquemos em paz com nossas polaridades, a luz e a sombra. Ambas importantes para nosso processo de crescimento emocional.

Aceitando suas dificuldades, permite que você possa auto analisar-se e observar os progressos diários, no desafio de se superar dia-a-dia os seus defeitos. E comemorando cada superação.

A gratidão vai lhe trazer paz na alma, que repercute em suas emoções e corpo físico, pois a gratidão libera substâncias que vão lhe trazer benefícios maravilhosos: a endorfina, o hormônio da felicidade, a serotonina, o hormônio do prazer, dopamina, o hormônio do bem estar e oxitocina o hormônio do amor.

 

3.       Aprenda a dizer não quando quiser dizer não!

Quando estamos muito longe de nós mesmas, quando não nos conhecemos, sentimos um vazio por dentro, uma solidão muito grande, uma necessidade de ser amada, uma necessidade de pertencimento, então, nos submetemos a tudo e a todos só para recebermos um pouco de atenção.



E o que acontece? Não recebemos! Na verdade recebemos migalhas disso. Sabe por quê? Por que não nos valorizamos como ser humanas. Ao nos submetermos por carência, os que estão a nossa volta, por sincronicidade de emoções, não nos respeitam, porque nem nós mesmos nos respeitamos quando nos submetemos. Então ao não nos respeitarmos, atraíamos pessoas e situações que acabam por não nos respeitarem também.  

Entenda agora, que nunca é tarde para mudar. Comece a se priorizar e parar de se submeter à vontade do outro. 

É necessário saber dizer não!

Isso não quer dizer que você deva deixar de ser gentil, empata e caridosa, não, o que estou dizendo é muito diferente disso.

Quando você for fazer algo para alguém, tem que ser prazeroso, porque caso contrário, vai trazer sentimentos negativos. Porque quando você esta na escassez de amor, na carência afetiva, você espera sempre uma reação positiva do outra pessoa por conta do que você fez pra ela. E quando essa resposta não vem como você esperava você desenvolve mágoas e ressentimentos. E daí o que você fez, não adiantou de nada, porque tem que ser verdadeiro, você tem que se sentir feliz ao fazer algo apara o outro. Mas, como você não tem essa felicidade dentro de você, você faz por uma condição e não por amor, por caridade, você pensa provavelmente de forma inconsciente: vou dar pra receber. Então não é carinho, não é amor, não é empatia, é carência!

 “Amar é dar de si mesmo, e dar consiste na experiência da felicidade. A felicidade consiste na plenitude da vida.”

 Se você não é feliz, não pode ainda distribuir felicidade.

Mas, nós confundimos isso, por conta de crenças religiosas, achamos que primeiro devemos atender o próximo, pois essa é a garantia da salvação e a felicidade, com essa crença, vamos totalmente contra o que diz o Mandamento no evangelho:

 “Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo!”

Ou seja, amar a outro como a ti! Se você não se ama, não é feliz, como pode amar ao outro e proporcionar felicidade a ele? Ninguém dá do que não tem!

Então construa antes a Felicidade dentro de você, se conhecendo profundamente, e se nesse caminho, achar que deva dizer não, porque não se sente feliz, então diga não, assim estará sendo sincera com você e com o outro, e caminhando para a verdadeira felicidade que é a paz de consciência interior. 

Se quiser aprofundar mais nesse assunto eu tenho uma matéria aqui no blog que fala justamente sobre isso AUTOAMOR X CARIDADE - A diferença entre Autoamor e Egoísmo.  

 

Assim, quando você se ama, aprende que negar a fazer algo é um ato de autoamor, importante para não acumular sentimentos negativos como já dissemos aqui.

 

4.       Perdoe-se!


Perdoar-se nem sempre é fácil, pois temos uma tendência de nos culpar por tudo que não deu certo no passado. 


    O problema começa quanto tentamos ser perfeitas ou perfeccionistas. Agimos assim para sejamos elogiadas e aceitas por todos. E quando não conseguimos ser perfeitas, quando algo dá errado, ficamos nos castigando com chicotes mentais.  Todas as vezes que vir esse comportamento, comece o hábito de dizer em voz alta a si mesma: eu me perdôo porque sei que sou falível e tenho o direito de errar porque estou no aprendizado, estou a caminho da minha felicidade. Porém, sei que a cada dia vou me vencendo e aceito que isso aconteça de forma gradual e tranquila.

 

5.       Elimine pessoas tóxicas e nocivas da sua vida

Como assim Vanderli, parar de conviver com essas pessoas?  Sei que não é fácil, mesmo porque essas pessoas podem estar bem próximas, na família, meio social e no trabalho.


Porém, evite se relacionar com àqueles que passam uma sensação negativa, quando não for possível evitar, transforme essa relação. 

Procure com suas ações e otimismo ser exemplo para essas pessoas ao invés de ser sequestrada por elas nos pessimismos delas.  Saiba que não há razões para aturar pessoas grosseiras, mas você pode mudar isso.

"Numa vila no oriente, uma jovem recém casada foi morar com a sogra seguindo o costume da região. O problema é que no passar dos dias, convivendo com a sogra, a jovem passou a desenvolver mágoa e raiva da sogra por conta da forma como a sogra a tratava. Cansada dessa situação foi procurar um sábio da aldeia e contando seu sofrimento a ele, disse que queria um veneno para matar a sogra, já que ela era a culpada por todos seus sofrimentos. O velho senhor ouviu atentamente, pensou por um momento e voltou-se para o interior da casa. Passado alguns instantes voltou diante da jovem com algumas plantas em suas mãos e disse para a jovem que deveria cortar aquelas plantas bem miudinha e colocar na comida da sogra, porém, para que ninguém desconfiasse dela, caso a sogra morresse envenenada, ela deveria começar a tratar a sogra com carinho, todas as vezes que a sogra gritasse com ela, ela responderia baixinho, quando a sogra a humilhasse diante das pessoas, ela deveria elogiar a sogra diante das pessoas, quando a sogra falar mal, ela deverá fala bem da sogra, e assim por diante. A jovem relutou, mas aceitou, já que queria se livrar da sogra de uma vez por todas. Assim ela fez, seguindo a orientação do sábio, passou a colocar as plantas na comida da sogra e passou a tratá-la com carinho e respeito. O tempo foi passando e a sogra antes, cruel, brava, má, foi se transformando numa pessoa boa, carinhosa, e passou a elogiar a nora, tratá-la com respeito, e com carinho. Então, a jovem ficou apavorada porque estava colocando veneno na comida da sogra. Voltou correndo a casa do sábio pedindo um antídoto, pois a sogra agora era boa com ela e ela não queria mais que a sogra morresse. O velho sábio a acalmou dizendo que as plantas que ele deu para que ela colocasse na comida da sogra eram apenas ervas, e que a grande lição para ela era de tratar a pessoa que ela achava algoz em sua vida, como ela gostaria de ser tratada. Agindo com respeito e amor com a sogra ela recebeu respeito e amor."

Portanto, se você tem que conviver com a pessoa que considera tóxica, mude você, trate-a como você gostaria de ser tratada e verá o “milagre” acontecer.

 

6.       Pare de se comparar a outras pessoas, você é única!

A necessidade de se comparar já vem de uma situação de rejeição.


Quem se sente rejeitada na vida, vive se comparando com os outros, e nessa comparação sempre tem o lugar pior. Foi assim que me senti na maior parte de minha vida. Vivia me comparando com meus irmãos, com minhas amigas. Não me achava merecedora de ter uma casa bonita, um carro legal. Não me achava bonita, sempre os outros, o que era dos outros era sempre melhor. Então, em minha busca pra ser feliz e descobrir o meu caminho pra Felicidade, conheci a terapia que fez com que eu olhasse pra dentro de mim. Que eu buscasse a origem das minhas dores, e nisso fiz uma viagem interior, numa terapia de regressão em busca da minha história. Foi aí que compreendi que eu me sentia rejeitada, porque minha mãe, com apenas 21 anos, quando engravidou de mim não queria um terceiro filho, já tinha dois: um de 1 ano e outro de 3 meses. Passei a vida sofrendo de forma inconsciente por achar que minha mãe não me queria. 

Voltando ao processo, pude rever a situação e entender o que realmente aconteceu. Coloquei-me no lugar dela e compreendi suas emoções. Não é que ela não me queria, ela só não queria outro filho, pois era tão nova e tão perto um do outro. Fiquei com essa crença de me achar “apenas mais uma” por muito tempo e que me fez sofrer muito, pois entendia que os meus irmãos mereciam estar vivos, eu não.  Era então inevitável essa comparação que me consumia. Ao entender, liberei e passei a agradecer por essa experiência que vivi que apesar de ter sido amarga sem que eu tivesse consciência, mas que me fez quem sou hoje uma terapeuta com muito orgulho e honra. 

Por isso agradeço sempre essa oportunidade de ajudar as pessoas a se libertarem de suas crenças limitantes e ser feliz. 

Continua na Parte 2. Aguarde!

Se gostou, se inscreva  no blog e compartilhe, assim me incentiva a fazer mais matérias como essa.


Vanderli Aparecida Pantolfi da Costa é Palestrante, Psicanalista
Saiba o que é: Terapia online


                                     

Gostou da Matéria?
Você pode gostar também: 

DEIXE SEU COMENTÁRIO!
Sua opinião é muito importante pra mim.

👉  Para comentar clique em "comentários" (caso a caixa de comentários não estiver aberta).
*** SE INSCREVA NO BLOG ***

Adicione seu e-mail para receber novas publicações.

Comentários