COMO SER FELIZ?




Por: Vanderli Pantolfi

O que é Felicidade?

Origem do latim: Fecundo, fértil, produtivo.

Numa busca mais profunda segundo os filósofos significa: amamentar

E o que diz o dicionário sobre o significado de Feliz: favorecido pela sorte; ditoso, afortunado, venturoso. Cujos desejos, aspirações, exigências etc. foram atendidos ou realizados; contente, satisfeito.

 Na origem, e para os filósofos, Felicidade significa doar e a interpretação pelo dicionário da palavra feliz é de receber. Assim temos uma dicotomia que nos tornar felizes: Dar e receber!

Para nosso entendimento emocional, psicoterapêutico e pessoal, felicidade é um estado de alma, é subjetivo ou seja, cada qual entende a felicidade do seu jeito e de acordo com o tempo de cada um. Dessa forma o que me faz feliz, pode não fazer feliz a você,  e o que te faz feliz pode não fazer feliz ao outro. Da mesma maneira, o que me faz feliz hoje, não me fazia no passado e vice versa, porque nós somos dinâmicos, estamos sempre mudando, evoluindo em valores, pois, esse é objetivo da vida, evoluir e crescer holisticamente, ou seja, em corpo, mente, emoções e espírito, justamente em busca da felicidade.

Então, como ser segundo os filósofos fecunda, fértil, produtiva, amamentando, assim como ser mais ditosa, afortunada, venturosa, e cujos nossos desejos, aspirações,  exigências possam ser atendidos e realizados, deixando-nos contentes e satisfeitas e cada qual a sua maneira e tempo?

Bom, como psicanalista e terapeuta de regressão, já tive muitos e muitas clientes com dificuldades de ser felizes, assim também como eu mesma vivi essa dificuldade por muitos anos de minha vida.  Por isso, hoje entendo que as dificuldades estão nas crenças de cada um, construídas em vários momentos da vida, principalmente na fase gestacional e infantil do ser humano.

Com minha experiência profissional e minha própria história, posso dizer a vocês com propriedade que se você quer ser Feliz, precisa antes buscar o autoconhecimento, só ele pode de garantir o real entendimento de doar e receber.

 E isso é fácil Vanderli?

Não, não é fácil, é uma viagem complexa.

Jung dizia que é mais fácil construir uma nave que te leve a lua do que construir um conhecimento que te leve ao interior de si mesmo.

 Porém, se alguém já fez e faz, você também pode!

Então como faço para Ser Feliz?

O melhor começo é cuidar de você mesma, você mesmo. 


Por mais óbvio que pareça, a maioria de nós acha que esse passo não é importante, então acha que é feliz focando nas outras pessoas.  Não quero dizer aqui que você deva ser egoísta e só pensar em você, não é isso não.  Importante saber que autoamor não é egoísmo. É auto cuidar-se. Afinal, como dar ao outro o que não se tem? É preciso antes construir dentro de você.

Eu sei que não é fácil a gente focar em nós, afinal aprendemos na vida a cuidar dos outros. Nascemos e já somos direcionados a cuidar de alguém, mesmo na infância, muitos de nós já temos que cuidar dos irmãos, os mais novos e até os mais velhos,  como 


muitos clientes já relataram. Eu inclusive quando adolescente, não dormia enquanto meus irmãos mais velhos um e dois anos a mais que eu, não chegavam em casa. Meus pais já no terceiro sono e eu lá esperando, só dormia quando eles chegavam. Meu irmão um ano mais velho que eu, só se formou na faculdade por minha ajuda em tudo, nas aulas e trabalhos, porque ele fez ADM junto comigo.

 

E continuamos cuidando, depois dos irmãos, vem o companheiro os filhos, aí os pais envelhecem e é a vez de sermos mães deles e vamos levando a vida ocupadas com todos. Muitas de nós que não tem os pais para cuidar,  quando os filhos vão embora, sente o “vazio do ninho”. Por que? Porque estavam sempre ocupadas demais pensando nos outros. E agora, eu cuido de quem? Sobrou quem? Você! O vazio do ninho lhe obriga olhar pra você.  Mas, como cuidar de mim, se eu nunca fiz isso?

Calma, respire! Você está entre a grande maioria que age assim. Afinal, não foi nos ensinado a olhar pra dentro de nós, sempre do olhar pra fora, para o outro. Então, por ignorância começamos a construir “nossa felicidade” com foco no outro, e dessa forma sem que a gente perceba surge em nós, o controle, o ciúmes, a posse, que de felicidade não nos traz nada, e o pior, por conta desses comportamentos também provocamos dor nas pessoas que amamos. Será que isso está fazendo sentido pra você?

É importante então esse olhar pra si mesma, para o automar-se e auto cuidar-se.

Entendi, mas então como ser feliz cuidando de mim?

Veja aqui: 

COMO SER FELIZ CUIDANDO DE MIM MESMA? PARTE 1 


Vanderli Aparecida Pantolfi da Costa é Palestrante, Psicanalista
Saiba o que é: Terapia online                                      


Clique aqui e agende sua #terapiaonline
Gostou da Matéria?
DEIXE SEU COMENTÁRIO!
Sua opinião é muito importante pra mim.

👉  Para comentar clique em "comentários" (caso a caixa de comentários não estiver aberta).
*** SE INSCREVA NO BLOG ***
Adicione seu e-mail para receber novas publicações.


Comentários