Semana da Mulher Livre e Autoconfiante ❤️👇

Semana da Mulher Livre e Autoconfiante ❤️👇
Clique na imagem e venha participar é grátis👆

COMO SER FELIZ CUIDANDO DE MIM MESMA? PARTE 2


Por: Vanderli Pantolfi

Continuação de: 

COMO SER FELIZ CUIDANDO DE MIM MESMA? PARTE 1                                                                     

7.    Dê toda a atenção à saúde de forma holística.

No corpo físico, procure o equilíbrio entre o saudável e o que lhe dá prazer. 


A vida fica muito chata se só comermos alimentos que não gostamos, mas que é saudável. Por outro lado se só comermos alimentos prazerosos, mas, que comprometem nossa saúde teremos consequências no corpo físico. 

O ser humano não gosta de se exercitar, fazia isso no passado para caçar em busca do alimento, porém nosso biótipo foi feito para movimentar-se. 

Então, busque conciliar o movimento com prazer, no que você se identifica: academia, caminhada, natação, esportes em geral. 

Eu por exemplo me alongo (ioga) todas as manhãs e faço Tai chi, que me traz muita tranqüilidade, que apesar de movimentos leves e vagarosos, trabalha toda a musculatura do corpo, alem de aliviar a ansiedade, trazendo bem estar.

Busque a disciplina, mas sem terrorismo e cobranças desnecessárias. 

Cuide de sua mente para que sua mente cuide de você. Equilibre suas emoções.

Para cuidar da mente e emoções se não consegue sozinha, busque ajuda profissional. Sem controle das emoções e mente saudável, não tem como ser feliz.  

Não descuide também da saúde espiritual, afinal ela te sustenta nas horas difíceis de provação. A crença num ser Superior com a fé determinante faz com que supere os desafios de forma mais tranquila e serena. 


8.        Tenha o hábito de usar a respiração para ser feliz

Hoje, diante dessa pandemia, é muito comum vir ansiedades, aperto no peito, por conta da ansiedade geral de todos. Afinal, estamos todos conectados pelo inconsciente coletivo como diz Jung. 

De alguma forma estamos todos “ligados”, por isso e às vezes "do nada" ficamos apreensivos, angustiados, e não sabemos o que fazer. Principalmente à noite, quando vamos dormir e ficamos a sós com nós mesmos essas emoções e sintomas costumam nos incomodar. 

O que fazer?

 RESPIRE!


O exercício se chama “4-7-8” e vem sendo divulgado nos últimos tempos por Andrew Weil, um médico americano criador da “medicina integrativa”, que visa mais a evolução da pessoa como um todo (corpo, mente e espírito) do que no tratamento de doenças pontuais.

Aproveite esse exercício para qualquer momento de stress ansiedade, preocupação e até para insônia.  

 COMO VOCE DEVE FAZER:

Você inspira profundamente pelo ar pelo nariz, fazendo uma contagem mental até 4.

Segura à respiração contando até 7. No peito ou  na barriga.

Expira o ar pela boca, lentamente, fazendo barulho, contando até 8.

Você deve fazer quantas vezes for necessário até sentir os benefícios, mas normalmente com 5 vezes já consegue bem estar.

 Porque que você se acalma e se sente mais feliz com o exercício da respiração?

Quando você respira profundamente pelo nariz, você inala o ar, ativa uma parte do sistema nervoso que aumenta a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. Isso te agita. Mas ao exalar o ar, lentamente pela boca, ocorre o efeito contrário — o que faz você se acalmar. Eis a razão de puxar o ar contando até 4 e soltar bem devagar contando até 8.

Além disso, segurar um pouco a respiração contando até 7 (tem gente que aguenta mais, mas sem exageros) aumenta o dióxido de carbono no sangue, relaxando assim as veias e diminuindo a pressão. Resultado? Seu corpo relaxa.

 A próxima vez que você estiver num pico de estresse ou ansiedade, tente esse truque do “4-7-8”. 


9.       Busque seu Propósito de Vida

Talvez vocês saibam, talvez não todos temos o propósito de vida. Deixar nossa mensagem no mundo. Dar o melhor de nós por algo que nos faça realmente felizes.

Nisso esta provavelmente a maior fonte de felicidade para nós seres humanos.

 Realizar o que nos programamos. Cumprir com nossa missão de vida.

 Mas, Vanderli nãos sei qual é a missão de vida. Então como realizá-la?

Bom, a sua missão de vida o acompanha desde a gestação, ela foi elaborada junto com você.  Pense em algo que te realize, mexe com todas suas estruturas, lhe coloca em plenitude, que te coloca em êxtase. Aí esta seu propósito de vida.

Se não bastar, Faça uma retrospectiva de sua vida, e veja o que você sempre procurou na vida, o que te movia o que te fazia caminhar, o que te sustentava na jornada? Aí esta seu propósito de vida.

Mas, se ainda tem dificuldades. Habitue-se a fazer meditações diárias, aquiete-se, fique em silêncio, e nesse contexto, pergunte-se a você mesmo: qual é meu propósito de vida? Aguarde com calma a resposta chegará. 

Mas, lembre-se que para ouvir a resposta é necessário calar, aquietar-se.

 

E ao descobrir se propósito se coloque em movimento para realizá-lo, que com certeza essa será a fórmula enfim para Ser Feliz!

Encerro essa matéria com esse provérbio:

“A árvore não prova aos próprios frutos;

O rio não bebe suas próprias águas;

As nuvens não chovem sobre si mesmas;

A força dos fortes deve ser usada para benefícios de todos.”

Então, busque se autoconhecer, cuidando de você mesma: sendo gentil, aceitando-se, sabendo dizer não quando for necessário, perdoando-se, eliminando pessoas tóxicas de sua vida, liberando a comparação, cuidando da saúde holística, respirando, e encontrando seu propósito de vida. Assim, você conquista a arte e prazer de COMO SER FELIZ!

Se gostou, comente, se inscreva no blog e compartilhe, assim me incentiva a fazer mais matérias como essa.


Vanderli Aparecida Pantolfi da Costa é Palestrante, Psicanalista

Gostou da Matéria?
Você pode gostar também: 

VOCÊ TEM MEDO DE QUE?



DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Sua opinião é muito importante pra mim.
👉  Para comentar clique em "comentários" (caso a caixa de comentários não estiver aberta).
*** SE INSCREVA NO BLOG ***

Comentários