Seja Feliz - Desacelere!



Por Vanderli Pantolfi

Como você lida com o estresse do cotidiano?

Se nos tornarmos autores de nossa vida, podemos mudá-la para melhor. Saber viver nos leva a uma vida tranquila, envelhecendo com saúde e vida longa. Por isso é necessário aprender a viver melhor. 

A desculpa é para quem não quer fazer, quem quer faz! E faz bem! Porém, como tudo na vida, tem que dar o primeiro passo!

Passamos boa parte de nossas vidas no trabalho, e a necessidade de ser extremo eficiente causa muito estresse, além do mais tem o trânsito para nos deslocarmos, segurança, clima, e das muitas vezes filas intermináveis.

Assim, sem que percebamos, porque não estamos focados em nossa felicidade, vamos nos acostumando ao estresse, porém, nosso organismo não foi feito para estresses constantes. Cada vez que estamos estressados, nosso sistema nervoso simpático é ativado jogando no organismo substâncias como cortisol e adrenalina para que possamos estar em alerta para fugir ou atacar. O problema é que não fazemos nada disso, e essas substâncias vão se acumulando em nosso organismo físico. Dessa forma a reação de luta ou fuga se torna liga e desliga resultando em muitos problemas de saúde física e mental.

O estresse acumulado aumentado de forma gradativa, causa ampla gama de efeitos prejudiciais. Pessoas muito estressadas estão se enfraquecendo diariamente, adoecendo mesmo. Por isso, é necessário tomar medidas de mudança, porém, toda mudança de comportamento gera resistência natural que deve ser trabalhada com persistência.

Acredite que você tem a força pra mudar seu destino e comece agora a ser feliz. 


Precisamos estar atentos aos elementos invisíveis do estresse, e aprender a combatê-los em nós, evitando no máximo o próprio estresse.

Bem diferente do que se pensava antes, podemos mudar sim nosso sistema nervoso simpático, a partir de uma conscientização, autoconhecimento e autoestima boa, dominando nossos pensamentos, emoções e desejos que influenciam diretamente nesse sistema e buscar O Caminho da Felicidade que todos nós merecemos.

Você já se perguntou, qual o seu propósito de vida?
Para aprendermos a viver, melhor se faz termos um propósito. O ideal é focar em algo, priorizar e evitar fazer tudo de vez, porque não fará nada bem feito.

Quer saber como?
Experimente fazer reuniões semanais consigo mesmo e se avaliar se o que esta fazendo é o que você quer pra sua vida. Pra saber isso:

·         Medite sobre seu propósito de vida;
·         Planeja sua semana e foque no seu propósito;
·         Ao planejar, imagine e sinta em seu corpo tudo acontecendo de forma tranquila e feliz;
·         Estabeleça 3 metas para a semana e cumpra-as;
·         Observe o quem deu certo e renove ou desapegue do que não deu certo;
·         Se adapte para melhorar a saúde com exercícios físicos e boa alimentação, relacionamentos e profissão.
·         No seu trabalho foque no que faz no momento, traga para o presente, seja eficaz naquilo que precisa fazer;
·         Antes de focar, resolva tudo que é pequeno, mas que atrapalha seu foco;
·         Pare a cada 2 horas para se esticar, tomar água e interagir com os colegas, isso vai te trazer bem estar;
·         Lembre-se de respirar várias vezes ao dia, use o método 4/5/6 (respire contando 4 minutos, segure o ar contando 5, e solte bem devagar contando 6). Isso vai lhe trazer paz e equilíbrio.
·         No final do dia se conscientize que fez o melhor e se sinta feliz e agradecido.

    Enfim, você terá o que acredita merecer e o que joga para o Universo, Reciprocidade; Esteja sempre bem onde quer que esteja, primeiro com você e também com os demais com os quais se relaciona, Consenso; Faça o que acredita e o que costuma pregar como verdadeiro, Coerência; Saiba que tudo na vida passa, e precisa aproveitar o presente, Escassez; De o melhor de si com tranquilidade, mas, com persistência, Autoridade; seja amável com você mesmo e com todos que relaciona, Afetividade.


Vanderli Aparecida Pantolfi da Costa é Palestrante, Psicanalista
Saiba o que é: Terapia online
                                     
Clique aqui e agende sua #terapiaonline

Gostou da Matéria?
Você pode gostar também:  

DEIXE SEU COMENTÁRIO!
Sua opinião é muito importante pra mim.

👉  Para comentar clique em "comentários" (caso a caixa de comentários não estiver aberta).


*** SE INSCREVA NO BLOG ***
Adicione seu e-mail para receber novas publicações.

Comentários