🦋Como superar a insegurança nos Relacionamentos.

Como superar a insegurança nos Relacionamentos.

Um sentimento comum, que pode abalar qualquer relação é a insegurança. Alguns parceiros cobram demais, outros dão satisfação de menos e a insegurança se estabelece refletindo de forma negativa na relação, resultando em medo constante de perder o parceiro.

A insegurança nos relacionamentos é mais comum do que se imagina, prejudicando a comunicação, a autoestima e a confiança necessárias para relações saudáveis, seja com um ou ambos os parceiros.

Começa com o medo de não ser suficiente, medo que o parceiro perca o interesse, medo de ser trocada, medo do fracasso, medo de desistir, medo da rejeição, medo do término da relação.

Sentir medo é normal, é uma emoção básico de todos nós seres humanos, porém quando passa a comprometer a vida saudável do relacionamento é necessário tomar atitudes.  

A insegurança surge quando há um sentimento de inferioridade, acompanhada de ciúmes por conta de carências e pensamentos fantasiosos.

Você passa a idolatrar ou superestimar seu parceiro, sentindo-se indigna de ser amada ou desejada por ele, sendo que na maior parte das vezes não tem a ver com o parceiro, em a ver com você!

Se esses medos estão destruindo a relação de vocês, é possível superar e encontrar meios de lidar com essa situação, principalmente quando ela é fruto de nossa imaginação.

Não vamos falar aqui da insegurança normal que todos temos na vida e em tudo que formos fazer, inclusive da insegurança normal dos relacionamentos. Faz parte nos sentirmos inseguros às vezes

O que é segurança em um relacionamento?

Ninguém quer se sentir insegura em nenhuma área da vida especialmente no que diz respeito ao relacionamento atual.

Se você está insegura em seu relacionamento, isso pode gerar discussões, incerteza sobre o futuro, impactar a sua autoestima e causar insatisfação no relacionamento.

Segurança no relacionamento significa ter total confiança de que seu parceiro está ao seu lado, e não apenas às vezes.

Por exemplo, a segurança em um relacionamento feliz pode significar que seu parceiro apoia totalmente se um de seus familiares precisar de ajuda. Ou pode significar que seu parceiro aliviará quaisquer preocupações de confiança que você tenha, sendo totalmente aberto com você.

Por que a segurança no relacionamento é importante

Independentemente de você ser casada ou não, seu parceiro romântico é alguém com quem você escolheu viver a vida. Para que a base do seu relacionamento seja forte, ambos os parceiros devem se sentir seguros e protegidos.

Sentir-se segura em seu relacionamento permite que você se conecte mais profundamente com seu parceiro, assim, você se sente liberta para discutir desejos e medos e para ficar até vulnerável nessas discussões, pois, você sabe que está num ambiente seguro.

Sem segurança numa relação, os casais terão dificuldade em prosperar e passar para o próximo nível. Segurança significa que ambos os parceiros são elevados sabendo que têm alguém para apoiá-los, não importa o que a vida lhes mostre.

Exemplos de pessoas semelhantes ao avatar que tiveram resultados:

Assim como você pode estar vivendo a insegurança em seu relacionamento, eu e muitas clientes minhas já viveram também. Por isso sei como é se sentir assim. Mas, calma, existe caminhos para resolver e te libertar desse sofrimento.

Vamos entender esse processo:

Você não se sente segura em seu relacionamento?

Se você tiver sentimento de insegurança em seu relacionamento, o primeiro passo é saber se esses sentimentos são baseados em comportamento real inadequado ou seja você tem sim todos os motivos do mundo para se sentir assim, ou em inseguranças que você criou pela suas carências, na maioria das vezes de forma inconsciente.

Comportamento inadequado pode ser qualquer coisa que você comunicou anteriormente ao seu parceiro e que não lhe agrada, como por exemplo, se comunicar com uma ex, ou mesmo ficar elogiando ou curtindo fotos de várias mulheres na internet.

Por outro lado, as inseguranças criadas em sua mente não se baseiam em comportamento inadequado real e não foram comunicadas ao seu parceiro. Isso pode ser algo como sentir-se desvalorizada em relação ao seu parceiro e as suas relações cotidianas, familia, amigos, família e colegas de trabalho. Além da insegurança gerada em aplicativos de mídia social, claro.

O que pode parecer bom para um parceiro pode não ser bom para outro. O que parece ser normal para um, para outro pode não ser. Afinal ambos podem vir de famílias com gostos e valores diferentes.  É importante comunicar quais são as expectativas um do outro.

Vamos falar do jeito errado que você pode estar fazendo que está comprometendo suas relações:

1) Controlando o parceiro. Você tem dificuldades em passar algum tempo separados. Nessa situação você pode se sentir ameaçada de que o relacionamento terminará ou de que seu parceiro a trairá se você não estiver por perto vigiando. Existem casais que ambos agem assim, um relacionamento doente pela dependência emocional de ambos. Eu tive um casal de clientes assim... (conto a história)

2) Afastando o parceiro e lutar pela sua independência desse sentimento corrosivo do ciúmes, Aqui você faz o oposto da situação anterior, tudo pela insegurança de perder e sofrer como já sofreu no passado, então evita continuar com a relação, se libertando desse sofrimento e ficando só.

3) Aqui uma combinação das situações 1 e 2, também descrita como uma forma de relacionamento “empurra e puxa” – num minuto, puxando o parceiro para perto, e no seguinte, afastando-o. Tudo por insegurança.

Então, o que voce deve fazer da forma correta para ter um relacionamento seguro:

Estabelecer confiança sabendo que tanto você como seu parceiro podem contar um com o outro para qualquer situação, desde pequenos problemas do dia a dia até questões maiores e mais sérias.

Agindo assim, vocês dois não apenas se sentem confortáveis ​​em compartilhar e discutir questões, mas também ficam felizes por poder resolver essas questões juntos, em vez de sozinhos.

Dicas da Vanderli: Como construir um relacionamento seguro juntos:

1.   Seja honesta e aberta sobre suas necessidades de segurança.

É possível superar a insegurança em seu relacionamento, quer vocês sejam um novo casal ou já estejam juntos há anos, desde que ambos os parceiros estejam dispostos a se esforçar para construir um relacionamento romântico mais seguro.

Diga ao seu parceiro o que você precisa, mesmo que isso faça você se sentir um pouco vulnerável.

Peça um abraço, peça para sair, pergunte sobre seu futuro juntos se não tiver certeza.

Pratique ser aberto sobre como você está se sentindo – a maioria dos parceiros achará essa qualidade atraente. Com o tempo, com a prática, você perceberá que se sente mais segura em seu relacionamento, pois um bom parceiro fará com que você se sinta confortável para continuar perguntando sobre suas necessidades.

2.   Façam perguntas um ao outros, mantenham diálogos saudáveis.

Para construir confiança e ajudar você e seu parceiro a se sentirem mais seguros emocionalmente em seu relacionamento, passe a perguntar um ao outro o que faria com que cada um de vocês se sentisse mais seguro e protegido.

Exemplo:

·        O que eu posso fazer para que você se sinta mais segura?

·        Existe algo que eu fazia para você e que você gostaria que eu ainda faça?

·        Onde você nos vê daqui a cinco anos? Onde você se vê? Onde você me vê?

Converse para discutir como vocês dois podem fazer certas mudanças para melhorar o relacionamento.

Já falei aqui que sofri grande parte da minha vida por ciúmes, e sempre encontrava o consolo no diálogo sincero com meu marido.

3.   Inclua seu parceiro em suas atividades e se permita acampá-lo nas dele.

Certifique-se de incluir seu parceiro em sua vida, convidando-o para encontros com familiares e amigos, compartilhando seus interesses, viajando juntos e colaborando em tarefas cotidianas.

Se permita o mesmo com você. Isso fará com que vocês se sintam seguros no relacionamento, pois se sentirão importante um para o outro. Por sua vez, você também se sentirá mais próxima do seu parceiro.

4.   Mantenha Independência

Mantenha também alguma independência em seu relacionamento, tenha suas atividades e permita que ele tenha também, às vezes conversando e ou saindo com amigos e familiares.

Importante cada qual ter seus hobbies e interesses individuais sem obrigações de desfrutarem juntos os mesmos gostos.

Esforce-se também por focar em seus próprios objetivos de carreira e estudo. Isso te mantém focada nos seus sonhos.

Mantenha alguma independência e pratique limites saudáveis, isso te ​​ajudará na sua autoestima, o que, por sua vez, melhora o quanto segura você se sente no relacionamento.

5.   Se permita a fazer coisas difíceis juntos:

Quando a vida corre bem, é fácil sentir uma sensação de segurança em seu relacionamento. Mas quando a vida lhe lança obstáculos, você pode começar a se sentir insegura. Para se preparar para os desafios inevitáveis ​​da vida, façam coisas difíceis juntos. Isso pode incluir desafios como metas a cumprir enquanto casal, principalmente na área financeira.

6.   Demonstre carinho.

Demonstre e permita carinho em seu relacionamento, mesmo que às vezes pareça desconfortável.

O desconforto com o carinho é normal quando você se sente insegura. Persevere com o desconforto, ficará mais fácil.

Comece aos poucos com pequenos elogios sinceros diários.

Além dessas dicas da Vanderli, como você pode se libertar em definitivo dos ciúmes quando patológico, obsessivo e ou possessivo?

Para tudo que envolve o ser humano, o que já dizia Sócrates: Conhece-te a si mesma!

Isso, só o autoconhecimento pode te libertar de seus conflitos e medos, inclusive os ciúmes.

Entenda que em seu encarando de frente, você poderá descobrir realmente do que tem medo, e o que provoca tanta insegurança e desconfiança em sua relação.

Toda essa sensação e inferioridade, insegurança e desconfiança, pode vir de um histórico de traumas ou crenças limitantes nos relacionamentos com os pais na formação da sua personalidade e aumentado nas relações recentes.

Mas, você que se sente assim, sempre buscou uma forma de ser feliz, porque sabe que merece ser aceita, respeitada e amada, o que você não sabe, é que para conquistar isso de uma pessoa, você precisa antes conquistar de você mesma e tudo se refletirá a sua volta, inclusive nos seus relacionamentos.

Meu método, a autoterapia é uma técnica simples, rápida e eficaz que lhe ajuda nesse processo, conhecendo a ti mesma, você se libertar de carências e crenças que são a raiz de toda relação insegura e sem confiança.

Se você quer saber mais dessa técnica revolucionária continue comigo me seguindo e aproveitando todo o conteúdo a respeito.


Aproveite para me seguir nas redes sociais, deixe seu like e compartilhe com mais mulheres que precisam saber disso.

INSTAGRAN: https://www.instagram.com/vanderlipantolfi.psi/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/vanderlipantolfipsicanalista

YOUTUBE: https://www.youtube.com/@VanderliPantolfi/videos

TIKTOK: https://www.tiktok.com/@vanderlipantolfi.psi

Comentários